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http://hdl.handle.net/10174/38305
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Title: | O Impacto do Aumento das Habilitações Escolares através do Processo RVCC numa Pequena Comunidade Rural do Alentejo: Um Estudo de Caso |
Authors: | Rico, Hugo Nico, Bravo |
Editors: | Nico, Lurdes Nico, Bravo |
Keywords: | Educação de Adultos RVCC Aprendizagem ao Longo da Vida Alentejo |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | CIEP |
Citation: | Rico, H., & Nico, B. (2024). O impacto do aumento das habilitações escolares através do processo rvcc numa pequena comunidade rural do Alentejo: um estudo de caso. In L. Nico & B. Nico (Eds.), Educação e Território: Fragmentos do Alentejo (pp. 437-452). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-418-9 |
Abstract: | Investigar em Educação é assumir que estamos perante um
conceito que atravessa a própria existência do Homem, na sua
pluridimensionalidade e no seu carácter inacabado, dada a imensidão
de oportunidades de aprendizagem com as quais o Homem se vai
deparando, ao longo de toda a sua vida, uma vida de aprendente.
O facto de levarmos em consideração o contexto de vida dos
aprendentes, apela a uma nova conceção de aprendizagem que teve
no movimento da Educação Permanente a sua génese. Definida pelo
Conselho da Europa em 1970, num documento intitulado L’idée
capitalle de cette nouvelle conception, a Educação Permanente
contemplava a ideia de centralidade da educação, expondo as
fragilidades de uma conceção tradicional que definia um tempo e um
espaço próprios para educar (Simões, 1979). Nesta nova conceção, a
noção de tempo e espaço ganha uma dimensão de continuidade que
se encontra plasmada na expressão “a formação deixaria de ser um
tempo da vida para se tornar uma dimensão da vida” (Simões, 1979,
p. 46).
Se nos centrarmos num dos dispositivos de Educação de
Adultos vigente no nosso país, o Processo de Reconhecimento,
Validação e Certificação de Competências (RVCC), verificamos que,
através da exploração de metodologias (auto)biográficas, o processo
formativo implica uma viagem por si próprio (adulto), à sua condição
de aprendente, mas também à sua condição de ser dinâmico, em
interação e construção permanente, ao longo da sua história, numa
vertiginosa aventura pela sua identidade pessoal, profissional ou
social. Neste sentido, o estudo realizado incide na análise dos
Processos de RVCC, na consequente certificação escolar e na sua
relação com os contextos locais onde as competências reconhecidas
e certificadas dos adultos podem (ou não) ter sido mobilizadas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38305 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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