Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38123

Title: O exercício ético é o começo da cidadania. A ‘degustação’ dos valores com as crianças
Authors: Santos, Maria Teresa
Matos, Ana Sofia
Editors: Nico, Bravo
Nico, Lurdes
Keywords: Cidadania
Ética
Valores
Educação de Infância
Issue Date: 2024
Publisher: Ciep/UÉ
Citation: Santos, Maria Teresa & Matos, Ana Sofia. O exercício ético é o começo da cidadania. A ‘degustação’ dos valores com as crianças. In Educação e Território: Fragmentos do Alentejo. Évora: CIEP/UÉ, 2024, pp.175-189. ISBN 978-972-778-418-9
Abstract: O presente texto inscreve-se no âmbito da área de Ética e Deontologia e dirige-se à Educação Pré-Escolar. Parte de dois pressupostos correlacionados: um, a responsabilidade dos educadores pela formação ética das crianças, não como transmissão de uma pauta normativa mas como início de uma reflexão viva sobre as relações interpessoais e culturais que as crianças vão tecendo dentro e fora da sala; outra, a necessidade de os educadores promoverem atividades em que estejam presentes os valores, associados ao exercício da cidadania no quadro da democracia complexa (Innerarity, 2021), permitindo a sensibilização e a compreensão do viver em comum no respeito pelo sujeito que cada um é. Em termos interrogativos e mais circunscritos, considera-se a seguinte questão: como é que se poderá promover o desenvolvimento de valores próprios da vida democrática junto das crianças? Seguem-se duas vias complementares: por um lado, procede-se a uma breve revisão bibliográfica sobre o assunto, destacando Cortina, Savater e Camps; por outro, relata-se um conjunto de atividades realizadas no Agrupamento de Escolas de Cuba, do distrito de Beja. No texto assume-se que o jardim-de-infância é espaço de cidadania, o que significa colaboração com a vida comunitária e adesão ao que de significativo se anuncia às crianças. E neste sentido, no jardim-de-infância proporciona-se a iniciação à reflexão ética. Como refere Grinspun, a “relação participativa que promove os valores (...) acontece na escola, portanto ela deve estar atenta – nas suas múltiplas atribuições para a importância do campo axiológico do processo educativo”. (2002, p.657). Savater participa da mesma ideia, reforçando que o papel das instituições não se limita a formar o “núcleo básico do desenvolvimento cognitivo, mas também o núcleo básico da personalidade” (1997, p.43), e defendendo a necessidade da ética como parte irrenunciável da educação. Todavia não se tome a ética, enquanto guia de reflexão axiológica para deliberações e decisões no espaço educacional, como exercício simples. Adverte Cortina que educar em valores é uma prática difícil, pois deve consistir, primeiro, na criação de condições que tornem os valores reais, próprios de cada pessoa e sociedade, e posteriormente, de forma gradual, passar a construir “o motor para a formação da identidade social” (2001, p.221). Uma identidade que implica capacidade para aceitar e criar empatia pela diferença e para participar em grupo na resolução dos conflitos emergentes, deixando prevalecer a justiça e o respeito. A partir deste quadro referencial pergunta-se: como realizar atividades que considerem a vivência das crianças e que sejam um exercício ético? Em resposta, apresenta-se um conjunto de atividades e analisam-se as potencialidades e os limites da sua realização.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38123
ISBN: 978-972-778-418-9
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Índice _ A cidadadia _ 2024.docxÍndice97.22 kBMicrosoft Word XMLView/Open
Capa _ livro 2024.docxcapa54.92 kBMicrosoft Word XMLView/Open
Artigo _ O exercício ético é o começo da cidadania _ MTS & Ana Sofia de Matos _ 2024.pdfartigo226.87 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois