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http://hdl.handle.net/10174/38123
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Title: | O exercício ético é o começo da cidadania. A ‘degustação’ dos valores com as crianças |
Authors: | Santos, Maria Teresa Matos, Ana Sofia |
Editors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes |
Keywords: | Cidadania Ética Valores Educação de Infância |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Ciep/UÉ |
Citation: | Santos, Maria Teresa & Matos, Ana Sofia. O exercício ético é o começo da cidadania. A ‘degustação’ dos valores com as crianças. In Educação e Território: Fragmentos do Alentejo. Évora: CIEP/UÉ, 2024, pp.175-189. ISBN 978-972-778-418-9 |
Abstract: | O presente texto inscreve-se no âmbito da área de Ética e Deontologia e dirige-se à Educação Pré-Escolar. Parte de dois pressupostos correlacionados: um, a responsabilidade dos educadores pela formação ética das crianças, não como transmissão de uma pauta normativa mas como início de uma reflexão viva sobre as relações interpessoais e culturais que as crianças vão tecendo dentro e fora da sala; outra, a necessidade de os educadores promoverem atividades em que estejam presentes os valores, associados ao exercício da cidadania no quadro da democracia complexa (Innerarity, 2021), permitindo a sensibilização e a compreensão do viver em comum no respeito pelo sujeito que cada um é. Em termos interrogativos e mais circunscritos, considera-se a seguinte questão: como é que se poderá promover o desenvolvimento de valores próprios da vida democrática junto das crianças? Seguem-se duas vias complementares: por um lado, procede-se a uma breve revisão bibliográfica sobre o assunto, destacando Cortina, Savater e Camps; por outro, relata-se um conjunto de atividades realizadas no Agrupamento de Escolas de Cuba, do distrito de Beja.
No texto assume-se que o jardim-de-infância é espaço de cidadania, o que significa colaboração com a vida comunitária e adesão ao que de significativo se anuncia às crianças. E neste sentido, no jardim-de-infância proporciona-se a iniciação à reflexão ética. Como refere Grinspun, a “relação participativa que promove os valores (...) acontece na escola, portanto ela deve estar atenta – nas suas múltiplas atribuições para a importância do campo axiológico do processo educativo”. (2002, p.657). Savater participa da mesma ideia, reforçando que o papel das instituições não se limita a formar o “núcleo básico do desenvolvimento cognitivo, mas também o núcleo básico da personalidade” (1997, p.43), e defendendo a necessidade da ética como parte irrenunciável da educação. Todavia não se tome a ética, enquanto guia de reflexão axiológica para deliberações e decisões no espaço educacional, como exercício simples. Adverte Cortina que educar em valores é uma prática difícil, pois deve consistir, primeiro, na criação de condições que tornem os valores reais, próprios de cada pessoa e sociedade, e posteriormente, de forma gradual, passar a construir “o motor para a formação da identidade social” (2001, p.221). Uma identidade que implica capacidade para aceitar e criar empatia pela diferença e para participar em grupo na resolução dos conflitos emergentes, deixando prevalecer a justiça e o respeito. A partir deste quadro referencial pergunta-se: como realizar atividades que considerem a vivência das crianças e que sejam um exercício ético? Em resposta, apresenta-se um conjunto de atividades e analisam-se as potencialidades e os limites da sua realização. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38123 |
ISBN: | 978-972-778-418-9 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
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