Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36176
|
Title: | Olhares sobre a linguagem escrita na prática pedagógica da educação infantil |
Authors: | Haddad, Lenira Artur, Ana Folque, Maria Assunção |
Keywords: | Educação infantil Prática pedagógica Linguagem escrita |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | Haddad, L., Artur, A. & Folque, M. A. (2023). Olhares sobre a linguagem escrita na prática pedagógica da educação infantil, Revista Brasileira de Alfabetização, 19, 1-20. https://doi.org/10.47249/rba2023735 |
Abstract: | Este artigo objetiva discutir o lugar da linguagem escrita na educação infantil a partir de olhares plurais de profissionais que atuam nessa área. Apresenta diversas perspectivas teóricas e práticas que têm contribuído para o debate em torno dessa dimensão da aprendizagem. Referencia-se em dados empíricos de uma pesquisa que utilizou a exibição de filmes sobre a prática cotidiana de instituições de educação infantil de diferentes culturas (Brasil e Dinamarca) e sua discussão em grupos focais formados por diferentes perfis. As análises se organizam em torno de quatro temas: a atividade de compor o nome e o papel da professora; a organização do ambiente educativo, modelos de escola e pedagogias; o lugar do letramento na educação infantil; e as condições objetivas para uma prática de qualidade |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36176 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|