Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36176

Title: Olhares sobre a linguagem escrita na prática pedagógica da educação infantil
Authors: Haddad, Lenira
Artur, Ana
Folque, Maria Assunção
Keywords: Educação infantil
Prática pedagógica
Linguagem escrita
Issue Date: 2023
Citation: Haddad, L., Artur, A. & Folque, M. A. (2023). Olhares sobre a linguagem escrita na prática pedagógica da educação infantil, Revista Brasileira de Alfabetização, 19, 1-20. https://doi.org/10.47249/rba2023735
Abstract: Este artigo objetiva discutir o lugar da linguagem escrita na educação infantil a partir de olhares plurais de profissionais que atuam nessa área. Apresenta diversas perspectivas teóricas e práticas que têm contribuído para o debate em torno dessa dimensão da aprendizagem. Referencia-se em dados empíricos de uma pesquisa que utilizou a exibição de filmes sobre a prática cotidiana de instituições de educação infantil de diferentes culturas (Brasil e Dinamarca) e sua discussão em grupos focais formados por diferentes perfis. As análises se organizam em torno de quatro temas: a atividade de compor o nome e o papel da professora; a organização do ambiente educativo, modelos de escola e pedagogias; o lugar do letramento na educação infantil; e as condições objetivas para uma prática de qualidade
URI: http://hdl.handle.net/10174/36176
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
735-Texto do Artigo-1926-1-10-20230630-2.pdf260.41 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois