Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36143

Title: Efeito de uma dieta rica em fibra no crescimento, características da carcaça e composição da gordura de machos inteiros e castrados de raça suína Alentejana criados ao ar livre: resultados preliminares
Authors: Martins, J.M.
Charneca, R.
Albuquerque, A.
Neves, J.
Freitas, A.
Costa, F.
Marmelo, C.
Ramos, A.
Martin, L.
Keywords: raça suína Alentejana
machos inteiros
crescimento
qualidade da carcaça
gordura subcutânea dorsal
Issue Date: 2023
Citation: Martins, J.M.; R. Charneca; A. Albuquerque; J. Neves; A. Freitas; F. Costa; C. Marmelo; A. Ramos; L. Martin (2023). Efeito de uma dieta rica em fibra no crescimento, características da carcaça e composição da gordura de machos inteiros e castrados de raça suína Alentejana criados ao ar livre: resultados preliminares. Apresentado no ZOOTEC’23: XXIII Congresso Nacional de Zootecnia, Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo, Portugal, pp. 233-234.
Abstract: Este estudo visou avaliar em suínos Alentejanos (AL) os efeitos do sexo (animais castrados vs. inteiros) e de uma dieta de engorda rica em fibra no crescimento e qualidade da carcaça e gordura. Esta dieta experimental, com leguminosas produzidas localmente e subprodutos agroindustriais, tinha como finalidade reduzir os compostos causadores do sabor e odor a varrasco (“boar taint”) em machos inteiros. Usaram-se 30 suínos AL criados ao ar livre, divididos em 3 grupos experimentais (10 animais cada): castrados cirurgicamente (C), inteiros (I) e inteiros alimentados com a dieta experimental (IE). Os suínos consumiram alimentos compostos comerciais entre os ~40 e os 130kg, mas dos 130 aos 160kg (peso de abate), os grupos C e I continuaram com dietas comerciais e o IE recebeu a dieta experimental, isoproteica e isoenergética. Ao abate recolheram-se amostras de gordura subcutânea dorsal (GSD) para análise. O número de dias até atingir o peso de abate foi 9 (I) e 13% (IE) menor (p<0,001) que nos animais C. O índice de conversão foi diferente em todos os grupos experimentais, e menor 9 (I) e 16% (IE) em relação aos suínos C. As carcaças dos suínos I e IE apresentaram um rendimento comercial ~6% superior, menos 13 (I) e 14% (IE) de cortes gordos e menos 30 (I) e 26% (IE) de espessura da GSD, que as dos animais C. Comparativamente à GSD, a dos animais inteiros (I e IE) continha menos matéria seca (p<0,001) e lípidos totais (p<0,05), e mais proteína total (p<0,001) que a dos C. A dieta experimental não afetou negativamente o crescimento dos animais IE, mas quando comparados com os castrados, a utilização de animais inteiros (I e IE) teve uma marcada influência no crescimento, carcaça e composição da gordura. Estão em curso estudos adicionais para avaliar os efeitos da dieta experimental no sabor e odor a varrasco na carne e gordura, utilizando um painel de provadores treinado.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36143
Type: lecture
Appears in Collections:ZOO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ZOOTEC 59.pdf382.64 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois