| 
                
             | 
            
            
            
            
            
                
                
  
    
    
        
            
                
                Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/36001
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal |  
| Authors:  | Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva de Soares, Aline Raiany Fernandes |  
| Keywords:  | Diversidade cultural Ensino interculturalidade Escolarização |  
| Issue Date:  | 2023 |  
| Publisher:  | Universidade Federal do Ceara |  
| Citation:  | Resende, J. M. V. S. de, Carvalho, G. P. de, & Soares, A. R. F. (2023). O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Debate, 45(91), 1–22. https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674 |  
| Abstract:  | O artigo trata do ensino da diversidade cultural em contextos locais no Brasil e em Portugal. Para tanto, a investigação utilizou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com professores/as de escolas públicas, em cidades localizadas nos dois países. A análise crítica das entrevistas tomou como referência perspectivas teóricas da Educação e das Ciências Sociais. Como problemas dentro e fora da escola, o reconhecimento e o ensino da diversidade cultural envolvem as noções de multiculturalidade e interculturalidade. No estudo sobre a diversidade cultural e os processos de escolarização, evidencia-se o conceito de cultura escolar. No caso português, tem-se observado a entrada de estudantes de diferentes países nas escolas públicas. Com a diversidade étnica na escola, a cultura escolar enfrenta problemas nos domínios dos sentimentos de pertencimento e na aprendizagem. No sistema educacional brasileiro, a inclusão da diversidade cultural no ensino é incipiente, sobretudo das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. A análise conclui que, na contemporaneidade, o ensino da diversidade cultural constitui um desafio para a escolarização e os processos formativos em escolas públicas. |  
| URI:  | http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/92674 http://hdl.handle.net/10174/36001 |  
| ISSN:  | 0102-1117 2526-0847 |  
| Type:  | article |  
| Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |