Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35976

Title: O Casarão da Mesquita 3 (S. Manços, Évora): um sítio de fossas “silo” do Bronze Pleno/Final na Encosta do Albardão
Authors: Santos, Filipe J. C
Arez, Luís
Soares, António M. Monge
Deus, Manuela de
Queiroz, Paula
Valério, Pedro
Rodrigues, Zélia
Antunes, Ana Sofia
Araújo, Maria de Fátima
Keywords: O Casarão da Mesquita 3
Bronze Pleno
Bronze Final
São Manços
Évora
Arqueologia
Issue Date: 2008
Citation: Santos, Filipe J. C.; Arez, Luís; Soares, António M. Monge; Deus, Manuela de; Queiroz, Paula F.; Valério, Pedro; Rodrigues, Zélia, Antunes, Ana Sofia e Araújo, Maria de Fátima (2008) - O Casarão da Mesquita 3 (S. Manços, Évora): um sítio de fossas “silo” do Bronze Pleno/Final na Encosta do Albardão. Revista Portuguesa de Arqueologia vol. 11, nº2: pp. 55-86.
Abstract: No âmbito da minimização de impactes sobre o património arqueológico decorrentes da construção da Conduta Principal do Bloco 3 do Bloco de Rega do Monte Novo, inserido no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, foi identificado e intervencionado um sítio arqueológico na Encosta do Albardão (S. Manços, Évora), que se revelou ser constituído por duas grandes concentrações, muito próximas uma da outra, de fossas do tipo “silo”. O conjunto artefactual recuperado dos enchimentos dessas estruturas negativas apontam para duas épocas de ocupação: a mais recente, tardo-romana, possivelmente relacionada com a villa romana do Monte da Mesquita, que lhe fica muito próxima, e uma outra, a que corresponde a maior parte dos contextos intervencionados, atribuível essencialmente ao Bronze Final, podendo recuar o seu início ao Bronze Pleno. Datações pelo radiocarbono confirmam e precisam esta atribuição. Além de um conjunto cerâmico numeroso, onde se destacam as cerâmicas carenadas e brunidas, mas sem ornatos brunidos, foram também recuperados vestígios arqueometalúrgicos que apontam para a prática da metalurgia do bronze no local. A análise antracológica dosrestoslenhosos carbonizados permitiu a identificação do uso de diferentes madeiras, bem como a presença no coberto vegetalregional de formações esclerófilas de carácter mediterrânico. Duas das estruturas negativas serviram, quando já estavam colmatadas, para nelas se proceder à inumação de dois indivíduos, em posição fetal, e sem dádivas funerárias. Um deles foi já datado pelo radiocarbono, obtendo-se uma data que permite atribuir essa inumação ao Bronze Final ou aos finais do Bronze Pleno. O conjunto de estruturas negativas pré-históricas do Casarão da Mesquita 3 tem paralelos muito próximos no Casarão da Mesquita 4, constituindo com ele, porventura, um único sítio, e também no Monte da Cabida 3 e na Horta do Albardão 3, todos elessituados na Encosta do Albardão. Também na região de Trigaches(Beja) e na margem esquerda do Guadiana, no concelho de Serpa, outros sítios de planície apresentam estruturas negativas do mesmo tipo, a que correspondem, igualmente, ocupações sincrónicas com as do Casarão da Mesquita 3.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35976
ISSN: 0874-2782
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2008_CMQT3_RPA.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois