Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34595

Title: Da exclusão à inclusão. A leitura de clássicos gregos em Filosofia da Educação
Authors: SANTOS, Maria Teresa
Editors: Morales, Erla
Keywords: Filosofia da Educação
Assembleia de Mulheres
Inclusão
Exclusão
Issue Date: 2023
Publisher: Ediciones Universidad de Salamanca
Citation: Santos, Maria Teresa, Da exclusão à inclusão. A leitura de clássicos gregos em Filosofia da Educação, in Interculturalidad, inclusión y equidad en educación, Auila Fuente, DOI: https://doi.org/10.14201/0AQ0321297304: 978-84-1311-688-4-0297-0304.pdf978-84-1311-689-1-0297-0304.epub
Abstract: O texto aceita a ideia comum de Atenas ser a matriz referencial da democracia e aponta-se a contradição da natureza excludente da cidadania, em particular a respeito das mulheres. É em A República de Platão que se avança uma discussão argumentativa sobre um governo inclusivo suportado por uma educação igualmente inclusiva. O texto platónico tem eco na comédia Mulheres no Parlamento de Aristófanes. Todavia entre os dois textos existe uma diferença notória: o primeiro admite, como exercício reflexivo, a inclusão paritária em toda a extensão; o segundo substitui a situação de exclusividade da governação das mulheres pela situação contrária, ou seja, de exclusiva governação por parte das mulheres. O texto platónico permanecerá na história das ideias como uma utopia; o texto aristofânico será tomado como um referencial literário realista. Retornar aos textos da tradição filosófico-literária tem por objetivo geral a apropriação da memória das ideias, de modo a fundamentar e estabilizar conceitos chaves da educação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34595
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tx _ Da exclusão à inclusão. A leitura de clássicos gregos em Filosofia da Educação _ 2023.pdfTexto139.94 kBAdobe PDFView/Open
capa _ Interculturalidad, inclusión y equidad en educación _ 2023.jpgCapa 14.67 kBJPEGView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois