Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34569

Title: Experiência e identidades em (re)construção
Authors: Sarmento, Teresa
Martins, Rosana
Albuquerque rocha, Simone
Leal da Costa, Conceição
Editors: Soto Arango, Diana Elvira
Keywords: Narrativas biográficas
Treinamento
Experiência docente
Identidade profissional
Interações educativas
Issue Date: 28-May-2020
Publisher: RHELA - Revista historia de la educación latinoamericana
Citation: Sarmento, T., Rocha, S., Martins, R. & Leal da Costa, C. (2020). Experiência e Identidades em (re)construção. Revista Latino-Americana de História da Educação, RHELA, 2 (35), 78-95.
Abstract: Abstract As céleres mudanças do mundo contemporâneo requerem dos professores novos saberes, teorias, experiências e valores que lhes permitam (re)ver e transformar suas práticas, na complexa tarefa de melhorar a qualidade social da educação, o que passa necessariamente pela formação e pela experiência profissional. Este cenário motivou a presente pesquisa objectivando compreender como repercutem na (re)construção de saberes, na ação profissional e na (re)constituição da identidade docente, as alterações ocorridas nas últimas décadas, as políticas educacionais, legislação, alterações e mudanças institucionais, acordos inter- nacionais e, sobretudo, as experiências pessoais e profissionais de cada docente. Entre as quatro dimensões que o projeto aborda - formação, experiência, interações e inserção em organizações – selecionou-se para este texto a experiência, enquanto constitutiva dos saberes da prática e da identidade profissional. A pesquisa conta com investigadoras das Universidades do Minho-Pt, de Évora-Pt e da UFR/UFMT/ Br. O corpus da pesquisa constitui-se de narrativas de três professores de crianças, uma do Brasil e duas de Portugal, com 20 a 30 anos de ação/prática docente, considerados como bons professores pela comunidade profissional. Questiona-se: Quais as aprendizagens mais significativas identificadas pelos professores e como as relacionam à experiência profissional? Como é que a experiência se constitui como formação profissional? Quais as experiências com crianças que os professores reportam como mais significativas? A pesquisa comprova que, independentemente de qual o lado do Atlântico em que se esteja, as interações com as crianças, com os pares profissionais e com as comunidades, constituem o pilar principal para a (re)construção das identidades profissionais.
URI: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/historia_educacion_latinamerican/article/view/11928
http://hdl.handle.net/10174/34569
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2020_RHELA_Experiência e Identidades em (re)construção.pdf499.4 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois