Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34503

Title: A educação para o empreendedorismo como fator de desenvolvimento económico e social. Propostas de mudanças sustentáveis: um estudo de caso no ensino superior em Timor-Leste.
Authors: Jesus, Bia
Leal da Costa, Conceição
Quaresma, Rui
Editors: Cardoso et al
Keywords: Educação para o empreendedorismo
Ensino Superior
Estudo de caso
Opções pedagógicas
Currículo e Desenvolvimento sustentável
Issue Date: Feb-2022
Publisher: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria
Citation: Carvalho de Jesus, B., Leal da Costa, C. & Quaresma, R. (2022). A educação para o empreendedorismo como fator de desenvolvimento económico e social. Propostas de mudanças sustentáveis: um estudo de caso no ensino superior em Timor-Leste. In A.P. Cardoso, D. Tavares, F. Santos, H. Pinto, I. Simões Dias, M. Fonseca, N. Duarte, P. Morouço, P. Tadeu, R. Matos & S. Milhano (Orgs). VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Livro de atas 4 e 5 de Fevereiro de 2022 (pp. 105-115). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria.
Abstract: RESUMO Constatamos um aumento do interesse por parte da comunidade académica e das instituições internacionais relativamente à importância dos sistemas educacionais. A Educação para o empreendedorismo não é exceção, implicando consequente atenção para a docência, os currículos e as metodologias de aprendizagem no Ensino Superior (ES). Este artigo procura identificar e descrever instrumentos, metodologias e práticas pedagógicas mobilizadas nas disciplinas de educação para o empreendedorismo no ES, assim como analisar e compreender percepções do seu impacto no desenvolvimento do país onde a investigação de doutoramento que se apresenta está a ser desenvolvida – Timor. O estudo foi baseado no modelo da Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen para o estudo da intenção empreendedora (IE). Adotou-se uma modalidade de estudo de caso, tendo sido escolhida a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL). A recolha de dados incluiu questionários a estudantes, para uma análise da intenção empreendedora, incluindo a análise do conhecimento empreendedor e do contexto institucional. Bem como a realização de entrevistas aos professores que lecionam a unidade curricular (UC) de empreendedorismo para recolher informações sobre as práticas pedagógicas mobilizadas no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram que a maioria dos respondentes concorda que a frequência de uma disciplina de Empreendedorismo é potenciadora da IE para inovações e criação de negócios próprios. Os resultados da análise da correlação revelaram que os contextos institucionais apresentam uma correlação muito fraca (16,2%) sobre a intenção empreendedora dos estudantes. De facto, a análise dos programas de empreendedorismo da UNTL, concentram-se mais nos conceitos teóricos do que em práticas que com eles se relacionem, ou seja, os estudantes têm poucas oportunidades para praticar atividades de empreendedorismo de forma sustentada e fundamentada. Como consequência, mostra-se necessário introduzir no processo de aprendizagem experiências de formação empreendedora mais eficazes, com uma pedagogia mais ativa focada na articulação estreita entre teoria e prática, com ênfase na ação e no acesso ao mundo empresarial. Espera-se que os resultados contribuam para ajudar à elaboração de políticas universitárias que venham a criar um clima favorável ao empreendedorismo, subsidiando aprendizagens com capacitação de futuros empreendedores em Timor-Leste para a criação de emprego e desenvol- vimento social sustentável.
URI: https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/7746
http://hdl.handle.net/10174/34503
ISBN: 978-989-8797-82-7
Type: article
Appears in Collections:CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2022_Texto_VI_ENGIE_Bia Jesus, Conceição Leal da Costa & Rui Quaresma.pdf556.43 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois