Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33677

Title: Necessidade de alimentos! Conciliação entre a economia da produção de proteína sustentável e o tratamento ético dos animais: Um imperativo social de base científica/ Need for food! Conciliating sustainable protein economy and ethical treatment of animals: A science-based social imperative
Authors: Martins, Luís
Editors: Martins, Luís
Neto, Paulo
Keywords: Alimentação
proteína
sustentabilidade
sociedade
agropecuária
Issue Date: 14-Mar-2022
Publisher: Unidade de Monitorização de Políticas Públicas - Universidade de Évora
Citation: Luís Martins. Necessidade de alimentos! Conciliação entre a economia da produção de proteína sustentável e o tratamento ético dos animais: Um imperativo social de base científica. Public Policy Portuguese Journal (ISSN 2183-8992). 2021; 6(3):6-9.
Abstract: O principal papel do médico veterinário na sociedade humanizada será o de promover a produção de alimentos de origem animal, seguros em quantidade suficiente e a custo acessível, num contexto mais lato, composto por quatro pilares fundamentais da responsabilidade dos Estados: alimentação, saúde, educação e justiça. No século XX, excetuando alguns períodos de grande conturbação política e social, até à década de 1960 o modelo de progresso então em curso parecia solidamente imparável. Porém, a evolução a todos os níveis exponencial, observada no planeta, encaminhava-se para uma preocupante insustentabilidade, comprometedora da própria sobrevivência de inúmeras espécies. Ainda na segunda metade do século XX, tal situação começava já a virar progressivamente o foco da consciência social no sentido da necessidade de travar as gravosas e previsivelmente trágicas modificações climáticas associadas. O modelo de desenvolvimento tecnológico em curso não cabia já na nossa Terra. Havia-se chegado à lua, mas, apesar do turismo espacial ser já uma realidade, mesmo que exclusivista, uma possível colonização em massa do espaço afigura-se mais complicada. Teremos já ultrapassado o ponto de viragem, em termos de impacto ambiental, do modelo de progresso saído da revolução industrial. É como se o planeta começasse a suar mais do que a água que consegue beber, desidratando-se perigosamente. Começa a ser evidente a necessidade cada vez mais urgente de inverter o rumo, perante uma natureza em asfixia. Especialistas mundiais vêm-se reunindo para discutir este cada vez mais assustador problema. A opinião pública começa a reparar nele, preocupando-se, ainda que a sociedade, rendida à volúpia consumista, não permita, para já, o necessário grau de cidadania aderente. Para poder ultrapassar os exigentes desafios que temos pela frente precisamos focar o extraordinário potencial científico, que não para de crescer, no desenvolvimento de um modelo tecnológico de produção alimentar seguro, acessível e de distribuição justa. O conhecimento científico e tecnológico deve permitir à população mundial um equilíbrio incontornavelmente democrático, respeitando também os nossos parceiros na natureza, de forma a mantê-la sã e sustentável para as gerações vindouras. Só assim garantiremos a nossa própria sobrevivência, como parte integrante do ecossistema terrestre. De facto, não nos considerarmos pares dos outros seres vivos, posicionando-nos arrogantemente como superiores, resulta no que está à vista de todos.
URI: https://www.umpp.uevora.pt/publicacoes/Public-Policy-Portuguese-Journal
http://hdl.handle.net/10174/33677
Type: article
Appears in Collections:MED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Public_Policy_Portuguese_Journal_Volume_6,_Number_3,_2021(1).pdf991.13 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois