Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33023

Title: A Novena para a festa de S. Joseph de Pedro Vaz Rego: A sua integração na Catedral de Évora na primeira metade do século XVIII
Authors: Henriques, Luís
Editors: Sá, Vanda de
Conde, Antónia Fialho
Paula, Rodrigo Teodoro de
Keywords: música
musicologia
novena
São José
Pedro Vaz Rego
estilo moderno
Catedral de Évora
música sacra
Issue Date: 2021
Publisher: Publicações do Cidehus
Citation: Henriques, Luís. "A Novena para a festa de S. Joseph de Pedro Vaz Rego A sua integração na Catedral de Évora na primeira metade do século XVIII". Vanda de Sá, Antónia Fialho Conde, Rodrigo Teodoro de Paula (eds.). Paisagens Sonoras Históricas: Anatomia dos Sons nas Cidades. Évora: Publicações do Cidehus, 2021.
Abstract: A celebração de novenas, septenários e trezenas foi uma importante manifestação de devoção popular desde o século XVIII. O repertório musical composto para estas ocasiões desenvolveu-se por todas as camadas da sociedade com vários graus de complexidade, permeando a língua vernácula os textos latinos, sobretudo nos momentos das jaculatórias. Este foi também o caso da cidade de Évora, onde numerosos manuscritos musicais, conservados nos arquivos da Catedral e Biblioteca Pública, são testemunhos dessas práticas, sobretudo na segunda metade do século XVIII. Entre estes é de notar a Novena para a Festa de S. Joseph de Pedro Vaz Rego, mestre de capela da Catedral entre 1700 e 1736, uma vez que é um dos mais antigos exemplos de uma composição musical de uma novena no arquivo da Catedral. Está também preservada no arquivo da Catedral uma cópia impressa das Preces que se devem cantar nos dias da novena, e festa do Glorioso Patriarcha S. Joseph de 1724, que reflete as práticas da capela Patriarcal em Lisboa. Baseado nestas duas fontes, o presente estudo analisa a transposição do modelo do impresso de 1724 para a composição de Rego e a sua integração na atividade musical da Catedral durante a primeira metade do século XVIII.
URI: https://books.openedition.org/cidehus/17029
http://hdl.handle.net/10174/33023
ISBN: 979-103-6584-57-2
Type: bookPart
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
henriques_novena_rego.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois