Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32272

Title: Conectando com a natureza – a urgência de práticas de educação ambiental significativas na educação de infância
Authors: Rasteiro, Ana
Valente, Mariana
Folque, M. A.
Editors: Cavaco, C.
Costa, F. A.
Marques, J.
Viana, J.
Marreiros, R.
Faria, A. R.
Keywords: Mundo Natural
Sustentabilidade na Educação de Infância
Vozes das Crianças
Issue Date: 2022
Publisher: AFIRSE Portugal
Citation: · Rasteiro, A., Valente, M. & Folque, M. A. (2022). Conectando com a natureza – a urgência de práticas de educação ambiental significativas na educação de infância. In C. Cavaco, F. A. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A. R. Faria (Orgs.) Educação e Idades da vida: Problemáticas de investigação e desafios na sociedade contemporânea (pp.531- 538). AFIRSE Portugal.
Abstract: Vivemos numa sociedade em que se perderam, em grande parte, as conexões com o mundo natural. É nosso pressuposto que estas conexões são os primeiros passos para uma educação ambiental transformadora de visões do mundo e de modos de vida, com efeitos na vida social e cultural. A educação de infância tem aí um valioso pressuposto na valorização da educação para a sustentabilidade. Esta comunicação visa apresentar e discutir o quadro conceptual e o design de um projeto de investigação inovador de produção de conhecimento pedagógico em diálogo e colaboração entre profissionais de educação e profissionais de diversas áreas de conhecimento, procurando a produção de valores e de atitudes, nas crianças e em todos os participantes, na vivência direta com o mundo natural. Procuramos também, levar os participantes a refletir acerca da importância de uma metodologia de trabalho cooperativo contributiva para o desenvolvimento de uma educação transformadora, promotora de interações entre humanos e não humanos e promotora de compreensão e de desenvolvimento do sentido de pertença das crianças ao mundo que as rodeia, conduzindo, assim, à formação de sujeitos ecológicos, participantes ativos e catalisadores de mudança nos olhares e nas ações sobre o Mundo. Neste sentido, o projeto de investigação que se discute tem como objetivo central compreender de que forma as experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais, ressignificadas através de diversas linguagens, são vividas e percebidas pelas crianças. Recorremos aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que consideramos mobilizadores para o pensamento do trabalho cooperativo e para o desenvolvimento de estratégias de educação ambiental, a desenvolver no contexto da educação infância. A potencialidade destes conceitos em contextos educativos será discutida nesta intervenção, para além da apresentação do projeto, dos métodos de trabalho e de investigação, com especial incidência na escuta das crianças.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32272
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rasteiro, Valente & Folque 2022 AFIRSE21.pdf356.68 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois