|  | 
        
            | Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31881 |  
 
| Title: | O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital |  | Authors: | Coppi, Marcelo Fialho, Isabel
 Cid, Marília
 Leite, Carlinda
 Monteiro, Angélica
 |  | Keywords: | Tecnologias digitais Educação Básica
 Educação digital
 |  | Issue Date: | 2022 |  | Citation: | Coppi, M., Fialho, I., Cid, M., Leite, C., & Monteiro, A. (2022). O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Praxis Educativa 17, 1-20. |  | Abstract: | Este estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais. |  | URI: | http://hdl.handle.net/10174/31881 |  | ISSN: | 1809-4031 |  | Type: | article |  | Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
 
 |  
 
    
     
    
 Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.   |