Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31500

Title: No que tocamos quando lemos: o paradoxo da literatura como património imaterial e a leitura literária de livros-objeto.
Authors: Pereira, Cláudia Sousa
Editors: Navas, Diana
Junqueira, Maria Aparecida
Keywords: Literatura infantojuvenil
Livro-Objeto
Materialidades
Património Imaterial
Issue Date: 2021
Publisher: Big Time Acadêmica: São Paulo, Brasil
Citation: PEREIRA, Cláudia Sousa (2021). «No que tocamos quando lemos: o paradoxo da literatura como património imaterial e a leitura literária de livros-objeto.» in NAVAS, Diana; JUNQUEIRA, Maria Aparecida (org.). Livro-Objeto e Outras Artes. BT Acadêmica: São Paulo, Brasil. ISBN: 978-65-86.882-42-1. pp. 53-70.
Abstract: Propomos refletir sobre o livro infantojuvenil não apenas como objeto cultural material – documento e monumento – que o classificará enquanto “livro-obra-de-arte”, mas também enquanto, na velha e afetuosa expressão de pedagogos, “livro-como-um-amigo”. Estamos em crer que estas duas facetas de um livro ganham um exponencial e significativo sentido com o livro-objeto. Para além das artes plásticas e gráficas que são obrigatórias na criação do livro-objeto, realçamos a arte verbal, a literatura, portanto. A arte que acrescenta à materialidade do livro, resultado de trabalho artístico também, uma imaterialidade patrimonial de um intangível saber-fazer da humanidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31500
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LIVRO_OBJETO_E_OUTRAS_ARTES_capítulo.pdf543.82 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois