Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31121
|
Title: | Livros e Leitores, Quem Devora o Quê? Breves Observações Sobre Premiar Livros Imaginando Leitores Juvenis |
Authors: | Pereira, Cláudia Sousa |
Keywords: | Instituição-prémio literário Leitor-modelo Afonso Cruz |
Issue Date: | Apr-2021 |
Publisher: | REVISTA LEIA ESCOLA Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | 1. PEREIRA, Cláudia Sousa (2021). “Livros e leitores, quem devora o quê? Breves observações sobre premiar livros imaginando leitores juvenis” in Revista Leia Escola, V.21 (n1), dossiê “O livro ilustrado contemporâneo voltado ao público infantil e juvenil: reflexões sobre características e tendências que lhes conferem premiações”, 2021, pp.217-229. |
Abstract: | Este trabalho de cariz teórico-reflexivo começa por percorrer e recensear os regulamentos dos prémios atribuídos à literatura juvenil portuguesa constantes na base de dados da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB). A partir da síntese conclusiva dessa análise dos conteúdos que os júris deverão ter em conta na sua seleção, traçamos o perfil que pode contribuir para a definição de uma literariedade que a ―instituição- prémio‖ condiciona. E daremos a nossa opinião sobre a importância que é atribuída a essas características premiadas, da perspetiva de quem pretende formar mediadores de leitura: autónomos, atualizados e empenhados em prolongar o seu gosto literário para contagiar outros. No fundo, o que poderemos vir a considerar uma ―escola de leitores literários‖. Daremos o exemplo do caso de Afonso Cruz e Os livros que devoraram o meu pai, a partir da nossa experiência enquanto membro de um júri no ano de 2009. |
URI: | http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/2054 http://hdl.handle.net/10174/31121 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|