Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30822
|
Title: | Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI |
Authors: | Guerreiro, Lino Lopes, Eduardo |
Editors: | Lopes, Eduardo |
Keywords: | Música Musicologia |
Issue Date: | 1-Dec-2021 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Educação Musical |
Citation: | Guerreiro, Lino; Lopes, Eduardo. "Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI” (co-autor Lino Guerreiro), Revista Portuguesa de Educação Musical, Nr. 147, 2021, pp. 32-41 |
Abstract: | Os avanços nas últimas décadas das tecnologias da informação e computação têm operado mudanças na socie-
dade contemporânea idênticas e de igual significância às da época da revolução industrial. Nos dias de hoje, os
meios digitais e a computação estão presentes em todas as esferas da nossa vida. Todos os instantes da nossa exis-
tência podem ser relacionados a um qualquer contexto de um click digital. Deste modo, e mesmo com grande
esforço devido à sua natural parcimónia institucional, a educação cada vez mais utiliza as ferramentas digitais nos
seus processos. Como no passado, a ‘tecnologia’ da notação musical, do lápis e do papel foram indispensáveis à
criação da atividade e profissão de compositor, nos dias de hoje o mesmo acontece com as ferramentas digitais e
diferentes softwares. Neste artigo apontaremos como nos dias de hoje, as naturais mudanças da prática e profissão
de compositor obrigam ao domínio de certas ferramentas digitais, e como a sua proficiência e uso deverão fazer
parte do ensino formal da composição. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30822 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|