Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29092

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone
Authors: Mateus, Gustavo Daniel Pedro
Advisors: Marques, Mário
Keywords: Saxofone
Palhetas sintéticas
Espectrogramas
Ensino
Sopros de madeira
Saxophone
Synthetic reeds
Spectrogram
Teaching
Woodwinds
Issue Date: 21-Jan-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório de estágio está divido em duas secções. A primeira aborda a realização do estágio na Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, com o professor cooperante Nuno Mendes ao longo do ano letivo 2018/2019. A segunda parte deste relatório expõe a investigação, realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a utilização de palhetas sintéticas no ensino do saxofone. Inserido na família dos sopros de madeira, o saxofone retém uma série de problemáticas ligadas à sua ferramenta de produção de som, que mais comummente é a palheta feita de cana. Atualmente, as palhetas compostas por materiais sintéticos vêm resolver alguns dos aspetos negativos relacionados com o uso da madeira. Através deste estudo pretendeu-se analisar, usando métodos de gravação e análise de espetro sonoro, para observar os resultados obtidos e acompanhados ao longo de um ano letivo e o progresso de sujeitos de diferentes níveis de educação ao utilizar as palhetas sintéticas no seu quotidiano e em sala de aula; Report of Prática de Ensino Supervisionada realized in Escola de Música do Orfeão de Leiria – Adequation and Framework of the Use of Synthetic Reeds in Saxophone Teaching Abstract: The present internship report is divided in two sections. The first one addresses the internship done in Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, with the cooperating teacher Nuno Mendes during the school year of 2018/2019. The second section of this report exposes the investigation, accomplished during the Prática de Ensino Supervisionada, about the use of synthetic reeds in saxofone teaching. Being in the woodwinds family, the saxophone has some of the problems associated to the use of the wooden reed as a mean of sound production. Currently, synthetic reeds are seen as a solution to some of the negative aspects that come with the use of the wooden reed. This research aims to comparatively evaluate the characteristics of synthetic reeds versus traditional cane reeds, through the use of audio recordings and spectrum analysis of the results obtained during the research period, as well as the progress made by the students while using synthetic reeds in a daily basis.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29092
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Musica-Gustavo_Daniel_Pedro_Mateu.pdf9.38 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois