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http://hdl.handle.net/10174/2862
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Title: | SABERES, LINGUAGENS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: OS VÉRTICES DE UM DIÁLOGO NECESSÁRIO (O CASO DO ALANDROAL/PORTUGAL)1 |
Authors: | Nico, Bravo |
Editors: | Araújo, Maria da Silva Moraes, Jacqueline |
Keywords: | Qualificação Educação não-formal Território Aprendizagem |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Abstract: | A relação entre os sistemas de qualificação e os territórios é uma realidade complexa e determinante para a adequada resolução da equação qualificadora em cada contexto territorial e respectivas dimensões sociais, económicas e culturais.
Aspectos como a geografia, a orografia, as acessibilidades ou o tipo de povoamento, entre outras, assumem-se, na actualidade, como variáveis importantes que devem ser consideradas nos processos de desenho e concretização das políticas de qualificação, principalmente nas que incorporam preocupações de estímulo ao desenvolvimento local.
O território comporta, entretanto, outras dimensões que se cruzam com a dimensão da qualificação e respectivas redes. De facto, em cada contexto geográfico, resultado da acção de um universo de instituições que nele existem ou actuam, podemos identificar outras redes territorializadas – com as suas linguagens e práticas educativas específicas – que concorrem para a qualificação dos indivíduos e das instituições (Nico, 2008).
A qualificação, em cada território – respectivas circunstâncias histórica, social, económica e cultural –, é um meio heterogéneo e dinâmico, onde coexistem múltiplas iniciativas e respectivos promotores, num mapa que, na maioria dos casos, não foi previamente desenhado nem tão-pouco pensado, mas que resultou de cada acção singular.
Observar, conhecer e, eventualmente, intervir, neste mapa da qualificação em cada território, é um exercício de enorme complexidade e exigência, que requer uma leitura atenta, pormenorizada e integradora, do universo educacional da realidade e uma latitude conceptual suficientemente capaz de albergar a totalidade da diversidade de projectos qualificadores existente em cada contexto.
O caso que aqui é apresentado – concelho do Alandroal, sito na região Alentejo, ao sul de Portugal – oferece-nos um quadro bastante interessante de análise desta complexa relação que existe entre o território e a qualificação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/2862 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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