Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28475

Title: The importance of traditional olive groves in the conservation and valorization of biodiversity
Authors: Ventura, Raquel
Raposo, Mauro
Meireles, Catarina
Pinto-Gomes, Carlos
Editors: Quinto-Canas, Ricardo
Meireles, Catarina
Pinto-Gomes, Carlos
Keywords: Olival tradicional
Flora
Issue Date: 2019
Publisher: Gráfica Comercial
Citation: VENTURA R., RAPOSO M., MEIRELES C. &PINTO-GOMES C. (2019). The importance of traditional olive groves in the conservation and valorization of biodiversity. XIII International Seminar Management and Biodiversity Conservation. Landscape, vegetation and climate change. Vale do Lobo, Loulé (Algarve – Portugal), 2-7 June 2019.ISBN 978-83-65621-57-3. Book of abstracts. Pp. 92-93.
Abstract: A cultura milenar do olival representa uma elevada importância económica, social e ambiental em toda a bacia do mediterrâneo, com particular destaque para os territórios do sudoeste ibérico. Contudo, sobretudo na última década, as áreas com olival em modo de produção intensivo e superintensivo têm aumentado significativamente no Alentejo, substituindo áreas de olival tradicional, de agricultura e mesmo de pastoreio. No entanto, na Serra de Ficalho ainda é possível observar e comparar os diferentes tipos de exploração do olival e o seu impacte na biodiversidade. Este território é marcado pela sua elevada biodiversidade, apresentando cerca de 500 plantas superiores (Pinto-Gomes, 1995). Assim, de modo a avaliar o impacte dos diferentes tipos de gestão do olival na diversidade de plantas local, realizaram-se dez inventários florísticos por tipo de gestão (olival tradicional com controlo mecânico da vegetação espontânea, olival tradicional com aplicação de herbicida e olival intensivo com enrelvamento na entrelinha). Estes inventários foram realizados em parcelas de 1x1 metros e seleccionadas de forma aleatória. Perante os diferentes cenários, o olival tradicional de sequeiro com controlo mecânico da vegetação apresentou resultados mais favoráveis à conservação da biodiversidade, onde se destacam as plantas com maior valor conservacionista, como são exemplo as plantas endémicas, raras e com estatuto de protecção legal. Por outro lado, os olivais sujeitos à aplicação de herbicida, sobretudo na entrelinha dos olivais em modo de produção intensivo, demonstraram uma drástica diminuição do número de plantas, bem como o aparecimento de algumas plantas nitrófilas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28475
ISBN: 978-989-8859-69-3
Type: article
Appears in Collections:MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
THE IMPORTANCE OF TRADITIONAL OLIVE GROVES IN THE CONSERVATION AND VALORIZATION OF BIODIVERSITY.pdf463.69 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois