|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28314
|
Title: | Além de um programa curricular: a formação estética de professoras/educadoras de infância |
Authors: | Ostetto, Luciana Folque, Maria Assunção Bezelga, Isabel |
Keywords: | Formação Estética Arte Narrativas Docentes |
Issue Date: | Sep-2019 |
Citation: | Ostetto, L. Folque, M. A. & Bezelga, I. (2019). Além de um programa curricular: a formação estética de professoras/educadoras de infância. Revista Educação e Fronteiras. 9(27), 23-35.DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12609 |
Abstract: | As dimensões interculturais implicadas na profissão docente requerem que não se descuide das dimensões estéticas nos cursos de formação de professores e educadores, reconhecendo a necessidade de aprendizagem no campo das linguagens expressivas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Perpassando tais questões, o artigo discute dados da investigação que teve entre seus objetivos analisar a presença das dimensões estética e cultural nos currículos de formação docente para a educação infantil e nos percursos de professores em formação inicial da Universidade de Évora (PT). O traçado teórico-metodológico contou com a realização de encontros-ateliês com os estudantes-professores, como espaço-tempo de tecer memórias e narrativas sobre percursos de formação estética. O exercício de rememorar situações que marcaram a educação de sua sensibilidade, mediado pelo contato com múltiplas linguagens ao longo dos encontros-ateliês, projetou narrativas que permitiram-nos identificar elementos-chave dos processos de educação estética ao longo da vida e, com eles, refletir que os cursos de formação docente devem garantir espaço-tempo para experimentação, expressão, criação. Para além de aulas de arte isoladas, a importância de cultivar articuladamente sensibilidade e pensamento, memória e novas experiências, no contato com a natureza, a cultura, a arte, foi referendada. |
URI: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/issue/view/429/showToc http://hdl.handle.net/10174/28314 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|