Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28070
|
Title: | Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical |
Authors: | Lopes, Eduardo |
Keywords: | Música Musicologia |
Issue Date: | Dec-2019 |
Publisher: | HÚMUS |
Citation: | Lopes, Eduardo (Coord.). 2019. Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical, V. N. Famalicão: Húmus. ISBN 978-989-755-439-1 |
Abstract: | Considerando a música como parte inerente ao ser Humano, ao longo da história tudo que a rodeia (no seu mais lato sentido de teorias e práticas) tem acompanhado e refletido a nossa própria existência. Filosofias e conceitos, avanços e recuos civilizacionais, estéticas de época, etc., refletem-se na música e ela mesmo projeta-os para outras dimensões. Relembrando o período clássico-romântico da história da música Ocidental, observamos que muito do conhecimento musical era unidirecional, derivado da esfera do compositor ou do intérprete; estando este conhecimento de acordo com a compreensão científica e princípios artísticos da época, muito baseados em práticas funcionais (e subsequentes teorias) e observação direta. De volta aos dias de hoje, se explanarmos de uma forma sintética uma simples sequência de alguns dos componentes do processo musical - identificando os possíveis percursos e narrativas de conhecimento possível - é facilmente observável as pluri-direcionalidades que advêm do reconhecimento da importância do contexto e relatividade de uma só conspeção. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28070 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|