Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28070

Title: Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
Authors: Lopes, Eduardo
Keywords: Música
Musicologia
Issue Date: Dec-2019
Publisher: HÚMUS
Citation: Lopes, Eduardo (Coord.). 2019. Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical, V. N. Famalicão: Húmus. ISBN 978-989-755-439-1
Abstract: Considerando a música como parte inerente ao ser Humano, ao longo da história tudo que a rodeia (no seu mais lato sentido de teorias e práticas) tem acompanhado e refletido a nossa própria existência. Filosofias e conceitos, avanços e recuos civilizacionais, estéticas de época, etc., refletem-se na música e ela mesmo projeta-os para outras dimensões. Relembrando o período clássico-romântico da história da música Ocidental, observamos que muito do conhecimento musical era unidirecional, derivado da esfera do compositor ou do intérprete; estando este conhecimento de acordo com a compreensão científica e princípios artísticos da época, muito baseados em práticas funcionais (e subsequentes teorias) e observação direta. De volta aos dias de hoje, se explanarmos de uma forma sintética uma simples sequência de alguns dos componentes do processo musical - identificando os possíveis percursos e narrativas de conhecimento possível - é facilmente observável as pluri-direcionalidades que advêm do reconhecimento da importância do contexto e relatividade de uma só conspeção.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28070
Type: book
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Percursos de Investigacao_DIGITAL.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois