Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27838

Title: A formação de estudantes do Ensino Médio integrado no Brasil: contributos para os estudos sobre programas de extensão em Institutos Federais
Authors: Oliveira, João Paulo de
Advisors: Costa, Conceição Leal da
Keywords: Institutos Federais
Extensão
Programa de Apoio Institucional à Extensão
Ensino Médio Integrado
Formação técnica e humana
Federal Institutes
Extension
Institutional Support to Extension Program
Integrated High School
Technical and Human Formation
Issue Date: 20-Mar-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades ofertadas nos Institutos Federais e visa formar educandos em uma perspectiva integral, ou seja, garantir uma formação técnica e humana. Assim, acreditamos que a extensão ao estimular processos de aprendizagem em contexto comunitário, pode contribuir com essa formação holística. Nesse contexto, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) implementa o Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIE), que atende aos 21 campi da Instituição e este Programa se constitui como uma política com possibilidades de desenvolver aprendizagens em comunidade. Nesta pesquisa tivemos como objetivo conhecer e compreender como o PAIE contribui com a formação de estudantes extensionistas do Ensino Médio Integrado no Campus Mossoró do IFRN. A investigação de natureza qualitativa assumiu um paradigma interpretativo, tendo como modalidade a realização de um estudo de caso único integrado. Para tanto, selecionamos documentos e realizamos observações de campo e entrevistas com estudantes e lideranças do PAIE. Após a recolha/produção de dados procedemos à análise e interpretação de conteúdo com suporte do N-Vivo. Em seguida efetuamos a triangulação das fontes de evidências, a fim de compreender os sentidos dos dados e como eles corroboravam a questão central da tese. O estudo identifica contributos relacionados a dois eixos da formação: profissionalização e desenvolvimento humano. No primeiro eixo encontramos evidências como: participação do estudante na construção do seu próprio currículo; articulação entre ensino, pesquisa e extensão; integração curricular entre os conhecimentos técnicos e gerais; e ainda, construção de aprendizados mútuos. No segundo eixo destacamos o desenvolvimento crítico e consciente dos estudantes sobre a realidade, bem como o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos relacionados à educação para a cidadania. Portanto, defendemos que o PAIE pode trazer contributos para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento da extensão como prática educativa no EMI; ABSTRACT: Students education in the Integrated Secondary School in Brazil: contributions to the studies on extension programs in Federal Institutes The Integrated High School is one of the modalities offered in the Federal Institutes (IF). It aims to train students in a comprehensive perspective, that is, to develop training processes that guarantee a technical and human formation. Thus, we believe that extension, by stimulates learning processes in a community context, can contribute to this holistic formation. In this context, the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) implements the Institutional Support to Extension Program (PAIE) in its 21 campuses and this program constitutes a policy with possibilities to develop community learning. In this research we aimed at knowing and understanding how PAIE contributes to the extension students’ education in Integrated High School at IFRN Mossoró Campus. The qualitative research used an interpretative paradigm, having as method a single case study. Therefore, we selected documents and did observations and interviews with students and PAIE leaders. After data collection, we proceeded to content analysis and interpretation, supported by N-Vivo. Then, the triangulation of sources of evidence was done, in order to understand the meanings of the data and how they corroborated the central issue of the thesis. The study points out contributions related to two training axes: professionalization and human development. In the first axe we found evidence, such as, student participation in the construction of their curriculum; articulation of teaching, research and extension; curriculum integration of technical and general knowledge; and also the building of mutual learning. In the second axe we highlight the critical and conscious development of students about reality, as well as the development of values, attitudes and behaviors related to education for citizenship. Therefore, we argue that PAIE can make contributions to a wider students’ formation and to the strengthening of extension as an educational practice in Integrated High School.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27838
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Joao_Paulo_de_Oliveira-2vol_Apendices.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Joao_Paulo_de_Oliveira-A_formacao_de_estudantes_do_Ensino_Medio.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois