Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27784

Title: A Exploração de Padrões num Contexto de Tarefas de Investição: Um Estudo de Caso no 8º Ano de Escolaridade
Authors: Barbosa, Elsa
Borralho, António
Keywords: Padrões
Tarefas de investigação
3º ciclo do ensino básico
Issue Date: 2006
Citation: Barbosa, E. & Borralho, A. (2006). A Exploração de Padrões num Contexto de Tarefas de Investigação: Um Estudo de Caso no 8º Ano de Escolaridade. Actas do XVII SIEM (s/p). Lisboa: APM.
Abstract: competência em álgebra é bastante útil para o estudante na sua vida de todos os dias e para prosseguimento de estudos. Deste modo, todos devem aprender Álgebra (NCTM, 2000). No entanto, o seu estudo está fortemente ligado à manipulação simbólica e à resolução de equações. Mas a Álgebra é mais do que isso. Os alunos precisam de entender os conceitos algébricos, as estruturas e princípios que regem as manipulações simbólicas e como estes símbolos podem ser utilizados para traduzir ideias matemáticas. Quem não tiver uma capacidade razoável de trabalhar com números e suas operações e de entender e usar a linguagem abstracta da Álgebra fica ipso facto seriamente limitado nas suas opções escolares profissionais e no seu exercício da cidadania democrática (Ponte, 2006, p.5). As actividades algébricas podem ser, como afirmam Brocardo, Delgado, Mendes, Rocha e Serrazina (2006) e Soares, Blanton e Kaput (2005), geradas a partir de actividades numéricas. A forma como o problema é apresentado pode transformar um simples problema aritmético num algébrico. Facilmente se transformam problemas com respostas numéricas simples em novas situações onde os alunos têm a possibilidade de conjecturar, construir padrões, generalizar e justificar factos e relações matemáticas, conduzindo os alunos a utilizar capacidades de pensamento de ordem superior. A resolução de problemas que envolvem padrões, por um lado salientam a exploração, investigação, conjectura e prova e, por outro, não menos importante, são interessantes e desafiadoras para os alunos (Vale e Pimentel, 2005).
URI: http://hdl.handle.net/10174/27784
Appears in Collections:CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
C07.pdf207.39 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois