Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27206

Title: Território, poder e controlo. A dinâmica da Igreja e dos seus agentes nas actividades económicas da Lusitania durante a Antiguidade Tardia.
Authors: Carneiro, André
Editors: Lopez Villar, Jordi
Keywords: Lusitania
Antiguidade Tardia
Economia rural
Issue Date: 2019
Publisher: IV Congrés Internacional d'Arqueologia i Món Antic Tarraco Biennal VII Reunió d'Arqueologia cristiana Hispànica
Citation: André Carneiro (2019) Território, poder e controlo. A dinâmica da Igreja e dos seus agentes nas actividades económicas da Lusitania durante a Antiguidade Tardia. Tarraco Bienal – Actes 4 Congrès Internacional d’ Arqueología i Mon Antic – VII Reunió d’ Arqueología Cristiana Hispànica. Jordi Lopez Villar (ed.) Tarragona, Universitat Rovira i Vigil, Tarragona, p. 371-376.
Abstract: Na província da Lusitania, a estrutura económica do mundo rural tem padrões e agentes bem conhecidos. As actividades de cariz agro-pecuário são geridas a partir de villae, e os recursos económicos de primeira ordem (minas e pedreiras) poderiam ser controladas pela casa Imperial, ou por intermediários que geriam as redes de extracção e distribuição. Com o progressivo desmantelamento da geoestratégia imperial, outros promotores surgem. Os dados são lacunares e dispersos, mas a gradual construção de templos cristãos marca a entrada da Igreja no domínio rural. Se na exploração do mármore os indicadores são ainda frágeis - mas sugestivos - e para a mineração não existem dados, temos sinais dispersos que mostram como a posse das propriedades fundiárias implica uma acção na actividade agrícola, em especial na produção de elementos como o vinho e o azeite que podiam ter finalidades litúrgicas, alimentando também o consumo sumptuário.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27206
ISBN: 978-84-8424-820-0
Type: article
Appears in Collections:HIS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Carneiro_39 Actes.pdf479.46 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois