Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26756

Title: Do Manuscrito ao Concerto: O património musical monástico-conventual
Authors: Henriques, Luís
Keywords: musicologia
música
património musical
instituições monástico-conventuais
manuscrito musical
concerto
cantochão
polifonia
música instrumental
música coral
Issue Date: 22-Sep-2018
Citation: Henriques, Luís (org.). "Do Manuscrito ao Concerto: O património musical monástico-conventual". Mesa-Redonda na VI Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: Os usos do património monástico-conventual, Mosteiro de S. Bento de Cástris (Évora), 22 de setembro de 2018.
Abstract: A Musicologia e a Performance são as duas grandes áreas de estudo musical com íntima ligação ao património musical monástico-conventual uma vez que, desde os primórdios da Cristandade Ocidental, esta ocupou um lugar central e omnipresente no cerimonial religioso das ordens religiosas. As práticas foram desaparecendo gradualmente ou transformaram-se com as sucessivas reformas operadas ao longo dos séculos, porém, a partir das fontes documentais e a sua relação com as comunidades onde foram produzidas é possível refazer uma grande parte da sua rotina musical. A presença física que atualmente ilustra essa rotina é, sem dúvida, a existência de órgãos nas suas igrejas, e que geralmente constitui um sinal da dinâmica musical da respetiva comunidade. Embora instrumento ideal para acompanhar o canto, também existiram outros instrumentos nas comunidades monástico-conventuais, não só comuns a estas, mas também às capelas seculares e até mesmo aos ambientes palacianos. Sobretudo a partir do século XVIII, a linha de separação destes dois mundos foi-se diluindo, chegando os espaços monástico-conventuais à atualidade com funções por vezes muito afastadas daquelas para que foram originalmente concebidos. No que diz respeito à música a adaptação das igrejas e outras divisões dos conventos e mosteiros para a realização de atividades musicais tem-se vindo a desenvolver. Para além de condições acústicas privilegiadas as igrejas monástico-conventuais transmitem uma experiência musical e visual de grande impacto no ouvinte, sendo locais para a realização de concertos e outro tipo de intervenções onde a dança e as artes visuais são participantes ativas. Pretende-se discutir a preservação, catalogação e divulgação do património musical monástico-conventual como forma de recuperar a identidade litúrgico-musical dessas comunidades, aliada às manifestações musicais contemporâneas, nomeadamente a utilização desses espaços para a produção de concertos, gravação de CDs, entre outras atividades.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26756
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
do_manuscrito_ao_concerto.pdf13.26 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois