|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26603
|
Title: | Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica |
Authors: | Pisco, Marisa Saraiva, Margarida |
Editors: | Pires, António Ramos Saraiva, Margarida Rosa, Álvaro Lourenço, Rodrigo Teixeira Gonçalves, Helena |
Keywords: | Educação e Formação Profissional EQAVET Garantia da qualidade Referenciais |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
Citation: | Marisa Pisco & Margarida Saraiva (2019). “Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica”. In Livro de Atas do X Encontro de Investigadores da Qualidade– Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva, Álvaro Rosa, Rodrigo Teixeira Lourenço e Helena Gonçalves (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal (Portugal), 7 de junho de 2019, pp. 105-116. ISSN: 2183-1408. |
Abstract: | O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e a
Formação Profissionais (Quadro EQAVET) surge da necessidade de assegurar a
melhoraria da qualidade na educação e formação profissional (EFP) dentro do
espaço europeu. Considera-se que devem ser instituídos métodos de garantia de
qualidade, que permitam uma convergência europeia na educação e formação
profissional.
O presente trabalho pretende estabelecer uma comparação de Referenciais de
Qualidade para a EFP, tendo por base a análise do Quadro EQAVET, do Modelo
EFQM, da CAF- Educação 2013, da ISO 9001:2015, da ISO 21001:2018 e da
Certificação de Entidades Formadoras a nível nacional. Através de uma análise
documental exaustiva, pode concluir-se que um dos elementos comuns é o facto
destes referenciais se preocuparem com as mesmas questões e se basearem no ciclo
de PDCA (Plan-Do-Check-Act) para alcançar uma melhoria contínua. No entanto,
foram desenvolvidos a partir de origens diferentes e, consequentemente, são
substancialmente diferentes. |
URI: | http://publicacoes.riqual.org http://hdl.handle.net/10174/26603 |
ISSN: | 2183-0940 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|