Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26448
|
Title: | APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA |
Authors: | Fialho, Isabel Artur, Ana |
Keywords: | Educador de infância Formação inicial Prática de ensino Reflexão Supervisão |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | Fialho, I. & Artur, A. (2018). Aprender a ser educador de infância com a prática de ensino supervisionada. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12 (21), 57-77. [ISSN-e 2179-2534] |
Abstract: | O presente artigo pretende apresentar a organização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e os instrumentos de regulação para, depois, centrarmos na supervisão enquanto processo de (re)construção de significados, sustentados no feedback descritivo e na reflexão partilhada em que a escrita assume uma função metacognitiva e social. Na Universidade de Évora, a habilitação profissional para docência na Educação Pré-escolar pode ser obtida nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar ou em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em complemento à Licenciatura em Educação Básica. A PES decorre nos dois últimos semestres do curso, em parceria com instituições educativas, sob a supervisão de docentes cooperantes que acolhem os estudantes nas suas salas, e supervisores da universidade. A PES, componente de formação praxiológica, visa ao desenvolvimento de competências sustentadas cientificamente e apoiadas em processos investigativos. |
URI: | http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/6057 http://hdl.handle.net/10174/26448 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|