Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26275

Title: Os hinos Ut queant laxis e Fortem virili pectore do fundo musical da Sé de Évora no contexto da produção musical de Inácio António Ferreira de Lima
Authors: Oliveira, Filipe
Keywords: Hino
Sé de Évora
Inácio Ferreira de Lima
Século XIX
Issue Date: 21-Mar-2018
Citation: Filipe Mesquita de OLIVEIRA, «Os hinos Ut queant laxis e Fortem virili pectore do fundo musical da Sé de Évora no contexto da produção musical de Inácio António Ferreira de Lima», in Paisagens sonoras urbanas: História, Memória e Património, ed, Vanda de Sá e Antónia Fialho Conde, Évora: Publicações do Cidehus, 2019 (généré le 19 novembre 2019). Disponible sur Internet: <http://books.openedition.org/cidehus/7881>. ISBN: 9791036521669. DOI: 10.4000/books.cidehus.7881.
Abstract: O objectivo do estudo assenta na abordagem de alguns aspectos patentes no hino, enquanto rubrica sacra, no contexto do fundo musical da Sé de Évora. O compositor dos dois hinos em questão, Inácio António Ferreira de Lima, foi um dos derradeiros Mestres de Capela da Claustra da Sé de Évora, em inícios do século XIX. Através de uma panorâmica da sua produção musical e da análise dos hinos Ut queant laxis e Fortem virili pectore o leitor é confrontado com uma espiritualidade extravasando a sua dimensão sacra e inscrevendo-se simbolicamente no plano dos afectos mundanos, num dos casos, representados pelo drama de D. Pedro e D. Inês, como sucede em Fortem virili pectore. Os dois hinos focados, evidenciando grande simplicidade de discurso musical, num estilo declamatório assente numa paleta harmónica básica e numa orquestração elementar, constituem um testemunho da transformação dos padrões musicais que, nos alvores de oitocentos, se fazia sentir nos círculos catedralícios em Portugal, contribuindo assim para a construção da narrativa histórica local em torno da música sacra durante este período.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26275
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Abstract «Os hinos Ut queant laxis».pdf24.77 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois