Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26233
|
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
dc.contributor.author | Henriques, Luís | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-03T16:23:21Z | - |
dc.date.available | 2020-01-03T16:23:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-19 | - |
dc.identifier.citation | Henriques, Luís. ""Em prol da Arte e dos Artistas portugueses": A actividade de José Augusto Alegria nas décadas de 60 e 70". Os Intelectuais Portugueses durante o Estado Novo: percurss e posicionamentos, Universidade de Évora (Palácio do Vimioso), 19-20 de junho de 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://intelectuaisportugueses.wordpress.com/ | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10174/26233 | - |
dc.description.abstract | A frase que serve de título a este breve estudo finaliza o prólogo da História da Escola de Música da Sé de Évora (1973) do Cónego José Augusto Alegria (1917-2004) e, de certa forma, resume a postura ideológica que pautou o seu trabalho musicológico ao longo do século XX. Figura controversa no meio, pelo seu conservadorismo, a sua actividade musicológica centrou-se na polifonia vocal sacra dos séculos XVI e XVII, focando a música em torno de instituições musicais como a Sé de Évora (e os compositores associados a esta instituição), a Capela e Colégio dos Santos Reis do Palácio Ducal de Vila Viçosa e, mais tarde, também a Sé de Elvas. Alegria foi também uma das figuras principais no arranque da segunda série da Portugaliae Musica – uma vasta colecção que envolvia a edição moderna do património musical português – financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, sendo autor de seis volumes entre 1962 e 1974, e mais oito nas décadas de 80 e 90. Para além da edição musical, foi ainda autor de vários tratados sobre teoria da música de autores dos séculos XVI e XVII, assim como de vários catálogos de fundos musicais – destacando-se aqueles actualmente conservados na Biblioteca Pública e Sé de Évora – e ainda inúmeros estudos sobre a actividade musical de instituições religiosas. Este estudo centra-se na actividade musicológica de Alegria durante as décadas de 60 e 70, período fundamental na história da musicologia portuguesa do século XX. Através de uma análise dos seus escritos pretende-se compreender as suas posturas enquanto intelectual, assim como as influências no seu trabalho, fruto do contacto que manteve com os seus congéneres nacionais e estrangeiros, assim como as metodologias utilizadas à luz dos vários contextos musicológicos da época. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | musicologi | por |
dc.subject | música | por |
dc.subject | José Augusto Alegria | por |
dc.subject | musicologia portuguesa | por |
dc.subject | polifonia | por |
dc.subject | música sacra | por |
dc.subject | Évora | por |
dc.subject | século XX | por |
dc.title | "Em prol da Arte e dos Artistas portugueses": A actividade de José Augusto Alegria nas décadas de 60 e 70 | por |
dc.type | lecture | |
dc.identifier.withoralpresentation | sim | por |
dc.identifier.withinvitedoralpresentation | nao | por |
dc.identifier.withposter | nao | por |
dc.identifier.authoremail | nd | - |
dc.identifier.scientificarea | 717 | por |
dc.date.embargo | 2017-06-19 | - |
Appears in Collections: | CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|