Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26229

Title: Lumen ad revelationem: A vivência espiritual da festa da Purificação da Virgem na liturgia musical de S. Bento de Cástris
Authors: Henriques, Luís
Keywords: musicologia
música
Cister
São Bento de Cástris
cantochão
Purificação da Virgem
Issue Date: 15-Sep-2017
Citation: Henriques, Luís. "Lumen ad revelationem: A vivência espiritual da festa da Purificação da Virgem na liturgia musical de S. Bento de Cástris", V Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: Espaços e tempos da vida monástico-conventual, Mosteiro de S. Bento de Cástris, 15 de setembro de 2017.
Abstract: A festa da Purificação da Virgem, também conhecida como festa da Senhora das Candeias ou Candelária, era um momento importante no calendário litúrgico da comunidade cisterciense de S. Bento de Cástris. O mosteiro não olhava a meios para celebrar esta festa com a divida solenidade e pompa que o momento da cerimónia e simbologia da luz, quer em termos espirituais, com gastos em cera e pagamentos aos ministros, quer em termos mundanos, com grande despesa na confecção de doces. Enquanto festa mariana, irão estar presentes em várias rubricas textos provenientes do Cântico dos Cânticos assim como passagens das leituras para essa festa. Uma outra figura de central importância é o Profeta Simeão, que profere a conhecida passagem Lumen ad revelationem gentium e aparece com frequência nos textos das rubricas cantadas durante os ofícios desta festa. Este estudo, partindo dos livros de coro quinhentistas identificados no projecto ORFEUS como tendo pertencido ao mosteiro, pretende reconstituir o cerimonial da festa da Purificação da Virgem como poderia ter sido realizado no mosteiro de S. Bento de Cástris, incidindo sobre as relações entre o texto e a música numa perspectiva litúrgico-musical.
URI: http://residenciacisterciense.weebly.com
http://hdl.handle.net/10174/26229
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
residencia2017_lumen.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois