Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26228

Title: As relações musicais entre a Sé de Évora e o Mosteiro de S. Bento de Cástris no século XVII: O caso de António Rodrigues Vilalva
Authors: Henriques, Luís
Keywords: musicologia
música
Cister
São Bento de Cástris
António Rodrigues Vilalva
Catedral de Évora
Issue Date: 17-Sep-2016
Citation: Henriques, Luís. "As relações musicais entre a Sé de Évora e o Mosteiro de S. Bento de Cástris no século XVII: O caso de António Rodrigues Vilalva", IV Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: O mosteiro e a cidade, Mosteiro de S. Bento de Cástris, 17 de setembro de 2016.
Abstract: Apesar de estar situado fora da malha urbana da cidade de Évora, o mosteiro cisterciense de S. Bento de Cástris manteve relações de vária ordem com a cidade. Uma destas relações, de ordem cultural, prende-se com as trocas musicais entre a Sé de Évora e o mosteiro. Estas relações centram-se na circulação de repertório, cujas referências mais antigas remontam a Mateus d’Aranda, primeiro mestre de capela conhecido ao serviço da Catedral, assim como na troca de conhecimento, sobretudo no respeitante à prática musical. Foram vários os músicos ao serviço da Catedral que, paralelamente, tiveram influência na actividade musical do mosteiro através do ensino de música e de instrumentos. Entre estes músicos encontra-se António Rodrigues Vilalva, mestre de capela e da Claustra da Sé de Évora em meados do século XVII, que teve contacto com o mosteiro de S. Bento de Cástris através de uma irmã que nesta instituição. Apesar de não se conhecer actualmente obras musicais deste compositor, são várias as referências na documentação administrativa à actividade de Vilalva ao serviço da Catedral eborense, assim como da sua relação indirecta com S. Bento de Cástris que, embora escassas quanto a detalhes, transmitem algumas ideias quanto à actividade de ambas as instituições. Partindo destas bases documentais, esta comunicação pretende, através de um estudo analítico das práticas comuns da época e exemplos de outras instituições, traçar uma imagem de como seria a aprendizagem e relações musicais entre a Sé de Évora, enquanto instituição difusora de repertório e músicos, e o mosteiro de S. Bento de Cástris em meados de seiscentos.
URI: http://residenciacisterciense.weebly.com
http://hdl.handle.net/10174/26228
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
residencia2016_vilalva.pdf5.19 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois