Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26167

Title: A paisagem sonora sacra de Évora na Idade Média: Leituras a partir dos escritos de Manuel Fialho e Francisco da Fonseca
Authors: Henriques, Luís
Keywords: musicologia
música
Manuel Fialho
Francisco da Fonseca
paisagem sonora histórica
Évora
Idade Média
música sacra
Issue Date: 22-Jun-2017
Citation: Henriques, Luís. "A paisagem sonora sacra de Évora na Idade Média: Leituras a partir dos escritos de Manuel Fialho e Francisco da Fonseca", International Conference "Reading the Middle Ages Today: Sources, Texts and Translation", Universidade do Minho (Braga), 22-23 de junho de 2017.
Abstract: Na sua História da Escola de Música da Sé de Évora (1976), José Augusto Alegria afirmava que “não chegou até nós, nem sequer a nota de ter existido qualquer pequeno tratado de técnica musical ou teoria do Tonus”, referindo-se à escassez de fontes relativas à actividade musical na Sé de Évora durante a Idade Média. Porém, esta escassez documental não constitui um entrave à reconstituição do que seria a actividade musical na cidade durante esse período. Para essa reconstituição entra em acção um tipo de metodologia contextual conhecido como “paisagem sonora histórica” que consiste, de forma simplificada, na cartografia de eventos musicais históricos partindo de fontes documentais que não têm necessariamente que ter proveniência musical. Desta forma o estudo que ora se apresenta parte de duas obras escritas no final do século XVII e inícios do XVIII relatando eventos históricos na Évora medieval dos quais se podem retirar leituras quanto ao espaço musical da cidade. É este o caso do padre Manuel Fialho (1616-1718), da Companhia de Jesus, que deixou manuscrita uma obra em quatro volumes, intitulada Évora illustrada, actualmente conservada na Biblioteca Pública de Évora, à qual foi “acrescentada e amplificada” a Evora gloriosa do padre Francisco da Fonseca (1668-1738), também ele jesuíta, impressa em Roma no ano de 1728. Este estudo incide, assim, sobre a actividade das instituições religiosas de Évora partindo do relato destes dois cronistas, traçando uma perspectiva sobre o que seria a paisagem sonora na cidade de Évora num contexto sacro.
URI: http://cehum.ilch.uminho.pt/medieval
http://hdl.handle.net/10174/26167
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
reading_middle_ages.pdf995.83 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois