Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26116

Title: A presença da música na liturgia cisterciense para o Advento: O testemunho dos manuscritos 61 e 63 do Arquivo Distrital de Évora
Authors: Henriques, Luís
Keywords: musicologia
música
Ordem de Cister
São Bento de Cástris
cantochão
Advento
Issue Date: 21-Nov-2014
Citation: Henriques, Luís. "A presença da música na liturgia cisterciense para o Advento: O testemunho dos manuscritos 61 e 63 do Arquivo Distrital de Évora". I Simpósio Internacional "Espaços de Cister: Arquitectura e Música", Universidade da Beira Interior (Covilhã), 20-21 de novembro de 2014.
Abstract: O Advento constitui-se no calendário litúrgico como um período de preparação e penitência que precede a celebração do Natal. É também o período que geralmente abre os livros de cantochão correspondentes ao ciclo do temporale. Apesar do carácter penitencial, o Advento é musicalmente um período bastante rico pela diversidade das melodias e pelo conteúdo rico em espiritualidade dos textos utilizados nas rubricas destinadas ao canto das Horas Canónicas. Esta riqueza musical pode ser encontrada nos manuscritos 61 e 63 actualmente conservados no Arquivo Distrital de Évora, dois antifonários que pertenceram ao mosteiro feminino cisterciense de S. Bento de Cástris, nos arredores de Évora. Ambos os livros contêm a música destinada ao canto do Ofício para as quatro semanas do Advento. Apesar de pouco ricos relativamente à decoração, estes dois manuscritos atestam o detalhe e cuidado musical que os cistercienses tinham na realização dos livros destinados à prática musical quotidiana. Com base no estudo codicológico destes dois livros e as relações entre a sua organização e a de outras fontes, assim como o ideário cisterciense presente no Ordinário de 1550, procura traçar-se uma imagem contextual de como estaria organizado o canto do Oficio durante o Advento no mosteiro de S. Bento de Cástris.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26116
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
presenca_musica_cister_advento.pdf541.4 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois