Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26093
|
| Title: | A antífona Recordare, Virgo Mater: Prática musical mariana na Sé de Évora no final do século XVII e século XVIII |
| Authors: | Henriques, Luís |
| Editors: | Sá, Vanda de Conde, Antónia Fialho |
| Keywords: | musicologia música música sacra paisagem sonora histórica século XVIII Catedral de Évora Recordare Virgo Mater Milagre da Cera |
| Issue Date: | 2019 |
| Publisher: | Publicações do Cidehus |
| Citation: | Henriques, Luís. "A antífona Recordare, Virgo Mater: Prática musical mariana na Sé de Évora do século XVII e século XVIII". Sá, Vanda de e Antónia Fialho Conde (dir.). Paisagens sonoras urbanas: História, Memória e Património. Évora: Publicações do Cidehus, pp. 261-279. ISBN 979-1036521669 |
| Abstract: | Évora tem sido um importante centro de culto mariano desde a Idade Média, com a dedicação do altar-mor da Catedral a Nossa Senhora da Assunção como ponto central. Foi também um importante centro musical e a antífona Recordare, Virgo Mater é uma das obras musicais associada à festa mariana conhecida como o Milagre da Cera. Um dos mestres de capela da Catedral no século XVII, Diogo Dias Melgaz, escreveu um motete policoral utilizando o texto, a primeira obra sobre o mesmo, seguida por outras obras escritas no século XVIII sobre este texto. O presente estudo examina as obras com o texto Recordare, Virgo Mater e os seus possíveis contextos litúrgico-musicais. Alguns deles apontam para o offertorium da Missa de Nossa Senhora das Dores e outros para a celebração de Vésperas e da Litania. A associação das obras musicais com as festas litúrgicas parece firmemente estabelecida, surgindo assim uma forte relação de identidade entre a música produzida na Catedral de Évora e as celebrações particulares da cidade. |
| URI: | https://books.openedition.org/cidehus/7918 http://hdl.handle.net/10174/26093 |
| Type: | bookPart |
| Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|