Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25960

Title: PARA UNA DIDÁCTICA DE LA IMPROVISACIÓN Y CREATIVIDAD MUSICAL
Authors: Lopes, Eduardo
Montaña, Joaquín de la
Keywords: Música
Musicologia
Jazz
Improvisação
Issue Date: Oct-2019
Publisher: Revista MUSIFAL
Citation: MONTAÑA, Joaquín de la; LOPES, Eduardo. Para una didáctica de la improvisación y creatividad musical. Revista Musifal, Maceió, n. 4, 2019, p. 3-18.
Abstract: Este artigo aborda alguns princípios básicos para inicio de reflexão sobre a prática da improvisação na educação musical. Para uma conceptualização sistemática, questões do passado são abordadas, bem como aspectos sociológicos da improvisação e criatividade na música. São apresentadas questões cognitivas e tópicos da psicologia que afetam os músicos iniciantes na atividade improvisadora e criativa, apontando ferramentas necessárias para superar os medos e barreiras psicológicas que podem surgir. O artigo termina com uma proposta de alguns procedimentos para a iniciação e estudo da improvisação e criatividade musical.
URI: http://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/8721
http://hdl.handle.net/10174/25960
ISSN: 21766894
Type: article
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
8721-32853-1-PB.pdf420.28 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois