Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25820

Title: Contributo para uma reflexão sobre pós-verdade e ensino de história
Authors: Magalhães, Olga
Freitas, Eliane
Editors: Moreno-Vera, Juan
Monteagudo-Fernández, José
Keywords: pós-verdade
aprendizagem histórica
fontes históricas
Issue Date: 2019
Publisher: EDIT.UM © Ediciones de la Universidad de Murcia
Citation: Magalhães,O. & Freitas, E. (2019). Contributo para uma reflexão sobre pós-verdade e ensino de história. in J. R. Moreno-Vera y J. Monteagudo-Fernández (eds.) Temas controvertidos en el aula. Enseñar historia en la era de la posverdad.(pp 17-26) Murcia: Editum.
Abstract: A partir da leitura inspiradora do texto de S. Wineburg, Why historically thinking is not about History (2016), procuramos refletir sobre o papel da aprendizagem e do ensino de história em tempos de fake news e em que a capacidade de análise crítica e cruzamento de fontes não parece bastar para a construção de narrativas fidedignas e plausíveis sobre o passado. Em tempos de pós-verdade, algumas questões podem ser colocadas: como trabalhar noções de plausibilidade, consistência e qualidade da explicação histórica? qual o lugar da verdade e da objetividade? como distinguir informação de conhecimento? bastará fazer de cada estudante alguém capaz de, sistematicamente, fazer a crítica das fontes? como compaginar isso com uma visão multifacetada e plural da História? Neste primeiro esboço de reflexão e partindo da ideia de que o trabalho com fontes, de mensagem e suporte diversificado, constitui o trabalho primordial a ser realizado em contexto de sala de aula de História, procuraremos compreender forma(s) como uma aprendizagem da História assente na hermenêutica das fontes, pode/deve contribuir para o desenvolvimento da compreensão crítica da informação, como esse trabalho contribui para a aquisição de competências históricas e como essas competências se projetam na leitura do mundo atual. Procuraremos também refletir sobre potenciais dilemas emergentes de uma leitura demasiado estreita do fact cheking, que pode contribuir para a criação de uma “verdade”, impedindo uma visão plural do mundo.
URI: (http://libros.um.es/editum/catalog/book/2711
http://hdl.handle.net/10174/25820
ISBN: 978-84-09-08511-8
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
pósverdade.pdf226.08 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois