Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25449

Title: Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014)
Authors: Gama, Adelaide Isabel da Silva Paraíso Salvador
Advisors: Pereira, Sara Marques
Keywords: Formação profissional
Escola Técnico-Profissional
Formandos
Evolução do Ensino Profissional
Vocational Training
School of Vocational Education
Trainees
Development
Issue Date: 23-Jan-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O Ensino Técnico-Profissional constitui uma das dimensões que melhor evidencia as inter-relações de outros sistemas educativos, este reveste-se cada vez mais de utilidade como elemento estratégico para a sociedade contemporânea repleta de grandes transformações, como é o caso de S. Tomé e Príncipe. A sua grandeza, quer em termos conceptuais, quer nas suas práticas, é vasta e complexa, não se restringindo, portanto, a uma compreensão linear, que apenas exercita o formando para a empregabilidade, nem a uma visão reducionista, que pretende meramente preparar o futuro profissional para executar tarefas instrumentais. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi de natureza, fundamentalmente, qualitativa não-experimental podendo quanto à finalidade ser classificada como estudo de caso descritivo e explicativa, embora se trabalhem, também dados de natureza quantitativa nomeadamente: actas, memorando, leis, decretos-lei, etc. Assim, podemos concluir que este ensino deverá ser concebido como um processo de construção social que qualifica o formando e o instrui em bases científicas para compreender a tecnologia como produção do ser social, que estabelece relações sócio históricas e culturais. A formação técnico-profissional concentra-se numa perspectiva de envolver o domínio teórico e prático explicitando desta maneira que o saber saber e o saber fazer se articulem com o processo produtivo; EVOLUTION OF TECHNICAL AND PROFESSIONAL EDUCATION IN S.TOMÉ AND PRÍNCIPE VOCATIONAL SCHOOL / POLYTECHNIC CENTER (1988-2014) ABSTRACT: The Vocational Education is one of educational dimensions that best represent the interconnectivity between Educational Systems. As a strategic element for the society, nowadays, Vocational Education becomes more and more important for the growth of our country, which faces now significant processes of transformation on a daily basis. It is a vast and complex issue, whether considering its conceptual or practical approaches. Vocational education does a lot more. It combines a wide variety of issues, and not only the linear comprehension process, that prepares a professional, making them able to operate instruments tools on the job site. Thus, this teaching should be conceived as a process of social construction that qualifies the trainee and instructs him on a scientific basis to understand technology as a production of the social being, which establishes socio-historical and cultural relations. The technical-vocational training focuses on a perspective of involving the theoretical and practical domain, explaining in this way that knowledge and know-how are linked to the productive process. The methodology used for the elaboration of this work was essentially non-experimental qualitative, being able to be classified as a descriptive and explanatory case study, although quantitative data are also used.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25449
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciências_da_Educação-Adelaide_Isabel_da_Silva_Paraíso_Salvador_Gama-Evolução_do_ensino_técnico_e_profissional....pdf26.54 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois