|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25434
|
Title: | O ensino e a investigação nas ciências económicas e sociais agrárias em Portugal: notas sobre uma evolução |
Authors: | Mansinho, Maria Inês Fontes, Magda Aguiar Henriques, Pedro Damião |
Editors: | Mansinho, Maria Inês de Abrunhosa Barreira, Madalena Fontes, Magda Henriques, Pedro Damião de Sousa |
Keywords: | Ensino Investigação Empresa agrícola Gestão agrária Economia agrária |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | ICS Imprensa de Ciências Sociais, |
Citation: | Mansinho et al, As ciências económicas e sociais no quadro da regionalização universitária, Texto Monográfico II, p.113-161, em A Empresa Agrícola: Das folhas do Feitor à Gestão Ambiental/coord. Maria Inês Abrunhosa Mansinho.-Lisboa: ICS.Imprensa de Ciências Sociais, 2018 ISBN 978-972-671-497-2 CDU 338 |
Abstract: | Para analisar a evolução da empresa agrícola no quadro do ensino e
da investigação ao longo do século XX em Portugal, começamos por apreciar,
brevemente, a evolução mais geral do ensino agrícola com destaque
para o que se ocupa das questões económicas e sociais agrárias. Concentramo-
nos no ensino superior com algumas incursões alusivas a outros
graus de ensino. Ocupamo-nos também da evolução da investigação económica
e social agrária, a qual decorre, em larga medida, do ensino, dele
se autonomizando progressivamente. Não temos a preocupação de ser
exaustivos, mas de dar através destas notas uma ideia impressiva do caminho
percorrido.1 Presente está o desenvolvimento da agricultura portuguesa
que acabámos de evocar em torno de períodos com alguma homogeneidade
(ver o capítulo 1). Deste modo, este capítulo está também,
no essencial, cronologicamente organizado. Consideramos dois períodos:
o anterior e o posterior a 1950. No primeiro (secção 2.1) começamos
pela Monarquia, desde logo por meados do século XVIII em plena reforma
pombalina (2.1.1), até ao fim da Monarquia Constitucional; seguese-
lhe o período da I República e a implantação e consolidação do Regime
Corporativo (2.1.2 e 2.1.3, respectivamente).
No segundo período, a partir de 1950 (secção 2.2), consideramos as fases
da transformação do regime corporativo, o seu declínio, a instauração da democracia e a integração europeia. Nesta segunda parte o registo cronológico
é mesclado por uma inventariação temática, em que se começa por
tratar, em primeiro lugar, do ensino e, depois, da investigação. No caso do
ensino este é analisado, tendo em conta uma realidade institucional que,
partindo do Instituto Superior de Agronomia (2.2.1), muda bastante com
a regionalização universitária (2.2.2). No caso da investigação económica
e social agrária (2.2.3), esta é analisada sucessivamente no âmbito do Centro
da Estudos de Economia Agrária da Fundação Calouste Gulbenkian, dos
serviços oficiais de agricultura e de outras entidades. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25434 |
ISBN: | 978-972-671-497-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | MED - Publicações - Capítulos de Livros GES - Publicações - Capítulos de Livros ECN - Publicações - Capítulos de Livros CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|