Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24608
|
Title: | Quero, posso ou devo ler Enid Blyton hoje? Ou do civismo da leitura literária |
Authors: | Pereira, Cláudia Sousa |
Editors: | PUGA, Rogério |
Keywords: | Enid Blyton leitura literária literatura infanto-juvenil cultura contemporânea formação de leitores |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Biblioteca Nacional |
Citation: | PEREIRA, Cláudia Sousa. "Quero, posso ou devo ler Enid Blyton hoje? Ou do civismo da leitura literária" in PUGA, Rogério. 2017. O UNIVERSO INFANTO-JUVENIL DE ENID BLYTON. Biblioteca Nacional de Portugal: Lisboa. Pp. 23-29. |
Abstract: | A propósito de Enid Blyton apresentam-se considerações relacionadas com o fenómeno de adesão à leitura resultante da relação entre diferentes categorias do sistema literário: autor, texto, contextos de criação e receção, leitor. Para além do valor absoluto das obras, de cujo texto como campo de trabalho não precisamos muitas vezes de sair, e ao qual, aliás, deveremos sempre voltar quando quisermos justificar uma impressão ou exprimir um juízo de valor, trata-se o valor literário relativo que, ao lado do estético, do ético, do político e do lúdico, se torna igualmente fundamental e enriquecedor para o cumprimento destes desígnios, sobretudo em fenómenos de sucesso e popularidade, como é o caso dos The Famous Five. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24608 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|