Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24446
|
Title: | Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical |
Authors: | Lopes, Eduardo Bernardo, Ana Cristina |
Editors: | Sousa, Rodolfo |
Keywords: | Música Análise Metáfora Interpretação |
Issue Date: | 1-Aug-2018 |
Publisher: | Salvador-Brasil: TEMA |
Citation: | Ana Cristina BERNARDO, Eduardo LOPES, “Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical”, Musica Theorica, Nr. 1 (2018), pp. 1-32, ISSN 2525-5541 |
Abstract: | Este artigo aborda o uso da metáfora como uma prática recorrente do pensar e fazer musical. Estando presente como recurso desde os primórdios da reflexão e exposição oral sobre música, a metáfora tornou-se cada vez mais embebida em todos os fazeres musicais. Com as constantes aberturas estilísticas que a música ocidental tem sofrido desde o último quartel do século XX, pensa-se cada vez mais na metáfora como ferramenta privilegiada para a realização musical. Para uma consciente teorização da metáfora musical, apresentam-se dois estudos de caso em que a metáfora serve de eficiente fio condutor que parte desde a composição, passa pela análise, e imagina-se uma interpretação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24446 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|