Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24130

Title: Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
Authors: Cardoso, Ana Marta
Balça, Ângela
Keywords: Leitura
Escrita
Educação Pré-Escolar
Issue Date: 2017
Publisher: Educação, v. 40, n. 3, p. 442-430 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/25489
Abstract: Neste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24130
ISSN: 1981-2582
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cardoso&Balça_2017.pdf428.75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois