Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23776

Title: Cem Anos de Políticas Públicas para a Habitação em Portugal: Notas para uma História em Construção
Authors: Costa Agarez, Ricardo
Editors: Costa Agarez, Ricardo
Keywords: Arquitetura
Urbanismo
Ministério das Obras Públicas
Ministério das Corporações e Previdência
Issue Date: 17-Dec-2018
Publisher: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana
Citation: Agarez, R. "Cem Anos de Políticas Públicas para a Habitação em Portugal: Notas para uma História em Construção”. In R. Agarez (ed.), Habitação: Cem Anos de Políticas Públicas em Portugal 1918-2018 (Lisboa: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, 2018. ISBN 978-972-27-2711-2), 10-39.
Abstract: «As questões sociais, interessando principalmente as classes proletárias, são hoje de palpitante actualidade em todos os povos cultos. [...] Uma dessas questões e da maior importância é a que se destina a conseguir a construção em grande escala de casas económicas, com todas as possíveis condições de conforto, independência e higiene, destinadas principalmente nas grandes cidades aos que, por carência de recursos materiais, têm sido obrigados até agora a viver em residências infectas, sem luz nem ar, e por isso gravemente nocivas à saúde dos que as habitam.» (Decreto n.º 4137, 1918.) Em 2018 completam‐se os primeiros cem anos de políticas públicas de apoio à habitação em Portugal: o primeiro diploma que estabeleceu as condições de incentivo, pelo Estado, à construção de «casas económicas» foi publicado em 1918. O tema da habitação apoiada mantém, hoje, toda a atualidade. Quando a intervenção dos Estados na mitigação de problemas dos cidadãos é questionada, e ciclicamente atacada, sobrevivendo a custo em Portugal, a habitação persiste como problema incontornável no equilíbrio social contemporâneo. Este livro é sobre o País, a sua sociedade e a sua cultura, nos últimos cem anos, não apenas sobre a arquitetura e as cidades portuguesas; mas as práticas arquitetónicas e urbanas, em conjugação com outros campos do conhecimento, permitem olhar para a habitação apoiada pelos poderes públicos de uma forma ao mesmo tempo ampla e específica, que discute temas elevados — o direito à habitação e a manipulação ideológica deste mesmo, os poderes local, regional e central, os modelos de organização do território e crescimento urbano — através de algo que fala, e diz respeito, a todos: a casa.
URI: http://www.portaldahabitacao.pt/opencms/export/sites/portal/pt/portal/100anoshabitacao/af_IHRU_Habitacao_Social.pdf
http://hdl.handle.net/10174/23776
Type: bookPart
Appears in Collections:ARQ - Publicações - Capítulos de Livros
CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2018 Agarez H100PTNotasHistConst.pdf20.15 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois