Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23602

Title: A (RE)ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO-REGIONAL DE ARARAQUARA/SP E CAMPINA GRANDE/PB DECORRENTE DA IMPLANTAÇÃO DA FERROVIA (1885-1907)
Authors: Lourencetti, Fernanda de Lima
Oliveira, Elizângela Justino de
Keywords: Ferrovia
espaço urbano - regional
Issue Date: 2018
Publisher: Anais do XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, UFRJ
Citation: LOURENCETTI, Fernanda; OLIVEIRA, Elizângela Justino de. A (RE)ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO-REGIONAL DE ARARAQUARA/SP E CAMPINA GRANDE/PB DECORRENTE DA IMPLANTAÇÃO DA FERROVIA (1885-1907).. In: Anais do XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2018. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/xvshcu/82354-A-(RE)ORGANIZACAO-DO-ESPACO-URBANO-REGIONAL-DE-ARARAQUARASP-E-CAMPINA-GRANDEPB-DECORRENTE-DA-IMPLANTACAO-DA-FERR>. ISBN: 978-85-5722-097-3
Abstract: O objetivo deste artigo é identificar as transformações no espaço urbano-regional de Araraquara/SP e Campina Grande/PB (Brasil), decorrente da implantação da ferrovia em 1885 e 1907, respectivamente. As ferrovias marcaram a ruptura da vida “lenta” ao conferirem novos ritmos nas (e entre as) cidades que receberam os trilhos a partir do século XIX e, por conseguinte, estabeleceram uma nova relação espaço/tempo. No que se refere ao espaço urbano, as transformações estão presentes tanto no espaço intraurbano das cidades como na escala regional, reorganizando a rede urbana. As principais fontes documentais primárias utilizadas foram: relatórios do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, Estatística das Estradas de Ferro da União e das Fiscalizadas pela União e documentos encontrados em arquivos municipais e estaduais. Nas considerações finais apontamos as semelhanças e diferenças no espaço urbano-regional de ambas cidades decorrentes da implantação das ferrovias, que se mostrou um importante elemento de reorganização das respectivas redes urbanas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23602
ISBN: 978-85-5722-097-3
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
artigo SCHU 2018.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois