Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23080

Title: Desenvolvimento de um Sistema Inteligente para Avaliação da Qualidade da Aprendizagem na Química Geral
Authors: Figueiredo, Margarida
Neves, José
Vicente, Henrique
Editors: Teixeira, António
Galacho, Cristina
Vicente, Henrique
Teixeira, Jorge
Figueiredo, Margarida
Mendes, Paulo
Ferreira, Teresa
Keywords: Química Geral
Ensino Superior
Programação em Lógica
Representação do Conhecimento e Raciocínio
Redes Neuronais Artificiais
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Figueiredo, M., Neves, J. & Vicente, H., Desenvolvimento de um Sistema Inteligente para Avaliação da Qualidade da Aprendizagem na Química Geral. In A. Teixeira, C. Galacho, H. Vicente, J. Teixeira, M. Figueiredo, P. Mendes & T. Ferreira Eds., Jornadas do Departamento de Química 2018, pp. 21, University of Évora Edition, Évora, Portugal, 2018.
Abstract: Nas Sociedades contemporâneas, cada vez mais dependentes da tecnologia, os cursos de natureza tecnológica em diferentes áreas, têm assumido uma importância crescente. As instituições de Ensino Superior têm procurado corresponder a esse desafio formando profissionais competentes e multifacetados, capazes de resolver problemas e tomar decisões de forma integrada e sustentável. Qualquer curso orientado para o desenvolvimento destas competências globais exige a introdução, no seu planos de estudos, de conteúdos de áreas muito diversas, entre as quais a Química. Contudo, estes conteúdos nem sempre estão adequados aos conhecimentos prévios dos estudantes e nem sempre são introduzidos da forma mais adequada aos objetivos que se pretendem alcançar. Alguns estudos mostram que os estudantes encaram a Química Geral como uma disciplina difícil e sem interesse, o que compromete o papel que ela deve desempenhar na sua formação. Promover uma aprendizagem efetiva e de qualidade que contribua para o desenvolvimento das competências necessárias no futuro profissional dos estudantes constitui, portanto, um grande desafio para os professores. Assim, neste trabalho apresenta-se um Sistema de Apoio à Decisão desenvolvido para avaliar a Qualidade da Aprendizagem na Química Geral, a partir de fatores que a podem condicionar, tais como os conteúdos, os professores e os alunos. O enquadramento formal é baseado em Programação em Lógica, complementado com uma abordagem computacional que utiliza Redes Neuronais Artificiais. Esta metodologia possibilitou o tratamento de informação incompleta, desconhecida ou contraditória, permitindo fornecer respostas adequadas, apresentando uma acuidade global superior a 90%.
URI: https://drive.google.com/file/d/1k1yy8oCmJK3qtDAx3WclxuYfTKyrox6L/view
http://hdl.handle.net/10174/23080
ISBN: 978-989-8550-56-9
Type: article
Appears in Collections:CQE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2018_JDQUI_2018_1.pdf186.15 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois