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http://hdl.handle.net/10174/22874
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Full metadata record
DC Field | Value | Language |
dc.contributor.author | Lopes, Eduardo | - |
dc.contributor.author | Bernardo, Ana Cristina | - |
dc.contributor.editor | Silva, Levi | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T16:06:34Z | - |
dc.date.available | 2018-03-08T16:06:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-01 | - |
dc.identifier.citation | Bernardo, Ana. Lopes, Eduardo. “A Metáfora para a Interpretação Musical: o estudo de caso “Um Sino Contra o Tempo” (co-autor Ana Cristina Bernardo), European Review of Artistic Studies, Vol. 8, Nr. 1, Ano 2017, pp. 1-23. ISSN: 1647-3558 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10174/22874 | - |
dc.description.abstract | Este artigo focaliza-se no impacto do pensamento metafórico na interpretação, versando sobre as opções
pianísticas e do ensemble para o qual a obra Um sino contra o tempo foi composta. Partindo da
argumentação de Lakoff e Johnson de que a metáfora unifica razão e imaginação e da premência da
construção da narrativa do intérprete para a constituição de uma interpretação apelativa e congruente, este
texto constitui-se como uma análise para a interpretação e como um caso estudo sobre a aplicação prática
destes pressupostos. A ligação entre razão e imaginação é uma constante, tanto no caso do pianista como
do ensemble, e proveniente de exemplos que foram objecto de reflexão e experimentação. Estabelecendo
como fócus a frase poética geradora da obra, o intérprete constrói a sua orientação semiótica, baseada na
sua verdade interna, construída numa interligação de significados cruzados. Demonstra-se que a
colaboração com o compositor foi um factor primordial da construção metafórica do intérprete, devido à
estreita colaboração entre ambos, ao conhecimento aprofundado do seu ideário e à circunstância de os
intervenientes na construção da obra e sua interpretação partilharem um património cultural que os
unifica imageticamente. É, no entanto, dado um especial enfoque à argumentação de Cook e seguida uma
linha de pensamento defensora de que as imagens criadas pelo intérprete prevalecem sobre os
pressupostos composicionais geradores da obra. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | European Review of Artistic Studies | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Musicologia | por |
dc.subject | Metáfora | por |
dc.subject | Análise Musical | por |
dc.title | A Metáfora para a Interpretação Musical: o estudo de caso “Um Sino Contra o Tempo | por |
dc.type | article | por |
dc.identifier.authoremail | el@uevora.pt | - |
dc.identifier.authoremail | nd | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.scientificarea | 203 | por |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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