Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22397

Title: Competências emocionais e comportamentos agressivos entre pares em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade
Authors: Bizai, Eugénia
Melo, Madalena
Candeias, Adelinda
Editors: Veiga, F. H.
Keywords: Comportamentos agressivos entre pares
Bullying
Competências emocionais
Inteligência emocional
Issue Date: 2017
Citation: Bizai, E., Melo, M., & Candeias, A. A. (2016). Competências emocionais e comportamentos agressivos entre pares em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o desempenho académico / Students´ engagement in school: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for academic performance (pp. 249-267). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Abstract: A qualidade das relações interpessoais que se estabelecem ao longo da vida constitui-se um importante fator de ajuste psicológico e social, indispensável para o desenvolvimento humano. Um dos problemas que afeta as relações sociais entre pares em contexto escolar é o bullying, uma agressão física e/ou psicológica intencional e repetida ao longo do tempo, com efeitos muito negativos no desenvolvimento e saúde mental dos jovens envolvidos e das pessoas que lhe são próximas. O modo como as pessoas reconhecem, expressam e gerem as suas emoções, a forma como as reconhecem nos outros e se relacionam afetivamente com os demais, determinará a qualidade das relações intra e interpessoais estabelecidas, pelo que o conhecimento, desenvolvimento e educação das competências emocionais em crianças e adolescentes converte-se numa ferramenta indispensável para fazer frente a situações problemáticas de vida, nomeadamente situações de bullying. A presente investigação visa perceber como se relacionam as experiências de agressão e vitimação com as competências emocionais. Recorreu-se a uma amostra de 297 estudantes de uma escola de ensino básico, da cidade de Évora. A recolha de informação foi realizada através da Escala de Comportamentos Interpessoais em Contexto Escolar — ECICE (Almeida, 2013) e da adaptação portuguesa do e da adaptação portuguesa do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On — EQ-i:YV (Candeias, 2014). Os resultados mostram a existência de relações negativas entre os comportamentos de bullying e as competências emocionais. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas nas situações de bullying e nas competências emocionais, em função de variáveis sociodemográficas e de caracterização escolar. Evidencia-se a importância da educação de competências emocionais na prevenção de comportamentos agressivos entre pares em contexto escolar.
URI: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/envolvimento-dos-alunos-na-escola-perspetivas-da-psicologia-e-educacao-motivacao-para-o-desempenho-academico
http://hdl.handle.net/10174/22397
ISBN: ISBN: 978-989-8753-34-2
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bizai, Melo & Candeias (2016) Competências emocionais e comportamentos agressivos .pdf187.98 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois