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http://hdl.handle.net/10174/22353
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Title: | O marketing na melhoria da eficiência energética |
Authors: | Barros, César Augusto da Conceição |
Advisors: | Lucas, Maria Raquel David Pereira Ventura |
Keywords: | Marketing Comportamento Poupança energética Marketing Behavior Energy saving |
Issue Date: | 2-Jan-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O consumo de energia tem aumentado ao longo dos anos em todos os setores e nomeadamente nos consumos domésticos com elevados custos económicos e ambientais que obrigam à tomada de medidas visando a sua redução.
Os problemas associados à produção e ao consumo da energia estão na base de importantes problemas ambientais e têm uma grande influência no desenvolvimento económico e social e na melhoria da qualidade de vida na generalidade dos pises.
As estratégias desenvolvidas pelo marketing podem ajudar as pessoas a reduzir os seus consumos energéticos, e contribuir para a obtenção das metas de redução do consumo de combustíveis fósseis e de melhoria da eficiência energética.
Para estudar as motivações e comportamentos de poupança de energia dum grupo de professores e alunos realizou-se uma investigação com recolha de dados através dum questionário e utilização do software SPSS para o tratamento e análise dos dados.
As conclusões do estudo revelaram a necessidade de disponibilizar mais informação sobre poupança de energia e eficiência energética, através de campanhas e de conteúdos digitais para promover a alteração dos hábitos de consumo. Também mostraram a importância da informação quantitativa na alteração de comportamentos e no investimento em energias renováveis; Abstract:
The consumption of energy resources has significantly increased in over the years. One of the sectors where this increase has been most notorious is in the domestic sector. Given the environmental and economic costs that this tendency brings with it, it has become necessary to reduce energy consumption.
Energy and its usage constitute one of the most important environmental issues nowadays that substantially affect economic and social development and the improvement of the quality of life in all countries.
Marketing strategies can help people reduce their energy consumption and contribute to achieving the goals of reducing fossil fuel consumption and improving energy efficiency.
To study the motivations and energy saving behaviors of a group of teachers and students, an investigation was conducted with data collection through a questionnaire and use of SPSS software for the treatment and analysis of the data.
The findings of the study highlight the need to provide more information on energy savings and energy efficiency through campaigns and digital content to promote the change in consumption habits. They also showed the importance of quantitative information on behavior change and investment in renewable energies. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/22353 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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