Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21029

Title: Os roteiros pedagógicos na indústria agroalimentar do alentejo: um estudo exploratório
Authors: Casado, Mariana Rosa Rocha
Advisors: Nico, Lurdes Judite Dionísio Pratas
Keywords: Aprendizagem ao longo da vida
Educação formal
Educação não-formal
Agroindústria
Lifelong learning
Non-formal education
Formal education
Pedagogical roadmap
Agroindustry
Issue Date: 7-Apr-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo pretendeu conhecer e descrever os Roteiros Pedagógicos de três empresas do ramo agroalimentar na região Alentejo. As empresas foram escolhidas pela sua expressão e dimensão na região e pela diferenciação da área de produção. Tendo em conta estes pressupostos no estudo, assume-se a seguinte questão de partida: Como foram desenhados e concretizados os roteiros pedagógicos na indústria agroalimentar do Alentejo? No estudo foi desenvolvida uma investigação de natureza descritiva e interpretativa, nomeadamente um estudo exploratório. Na metodologia da investigação, de natureza qualitativa, recorremos à aplicação de entrevistas semiestruturadas. Na análise e interpretação dos resultados, concluiu-se que existem diferenças entre as três empresas estudadas, nomeadamente: i) na forma de implementação do roteiro pedagógico ii) na importância do mesmo dentro da estrutura da empresa iii) nos resultados inerentes à aprendizagem em contexto não formal; Abstract The present study aims to understand and describe the pedagogic itineraries in three agribusiness sector companies in Alentejo region. The companies were chosen for their expression and dimension in the region, and the differentiation of the production area. Given these assumptions in the study, it is assumed the following initial question: How were designed and are implemented pedagogical scripts in the agrifood industry in Alentejo? This study was developed a descriptive and interpretive nature research, including an exploratory work. In the research methodology of qualitative nature, we resort to the application of semi-structured interviews. In the analysis and interpretation of results, it was concluded that there are differences between the three companies studied, namely: i) the implementation of the pedagogic script ii) the importance of it within the company´s iii) the results inherent learning in non-formal context.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21029
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação Mariana Casado.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois