Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21014

Title: Identificação das características relevantes dos Sites das escolas
Authors: Marques, Fernando José Pires
Advisors: Quaresma, Rui Filipe Cerqueira
Keywords: Sites
Satisfação
Escola
Websites
Satisfaction
School
Issue Date: Nov-2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo tem como objectivo validar uma proposta de um "Modelo" para um site de uma Escola. A realização deste estudo decorre do pressuposto de que as instituições educacionais devem recorrer à Internet para proporcionar às Comunidades Escolares uma nova perspectiva de todas as vertentes do processo ensino-aprendizagem, apresentando sites próprios que proporcionem a todos os seus utilizadores um sentimento pleno de satisfação em todo o processo de interacção utilizador-site. A metodologia deste estudo adopta como método de pesquisa um estudo de caso - A Escola Secundária de Rio Maior, e recorre à revisão da literatura para obter um quadro de referência com um conjunto de directrizes que servem de partida para a construção de uma ferramenta de pesquisa - o inquérito por questionário. Será com base na informação recolhida e tratada desses questionários, aplicados a uma amostra pré­ definida de utilizadores de Sites de Escolas, que se identificam através do grau de concordância/discordância desses mesmos utilizadores, os principais elementos de um Site de uma Escola. Através da análise dos resultados obtidos, foram identificados os elementos importantes e a evitar no site da Escola, o que deu origem a um Modelo para um site de uma Escola. - ABSTRACT: This study aims to propose a valid "framework" for a school website. This study is based on the presupposition that all educational institutions should use the Internet to provide school communities a new perspective of all the sides of the educational process, presenting proper institutional websites which give all their users a complete sense of satisfaction in the entire interaction process of user and website. The methodology of this study adopts a case study as research approach - The Secondary School in Rio Maior, using the literature review to gain a framework and guidelines as a basis for the construction of the research tool - the enquiry in the form of a questionnaire. It was applied to a previous defined sample of school website users and the gathered and organized information serves as the identifier of the level of agreement/disagreement of the website users and therefore of the main features of a school website. Through the analysis of the results, the important elements in the School website, and the ones to be avoided, were identified, what gave origin to a Model for School Websites.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21014
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fernando José Pires Marques - Tese de Mestrado - 186 612.pdf15.86 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois