Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21014

Title: Identificação das características relevantes dos Sites das escolas
Authors: Marques, Fernando José Pires
Advisors: Quaresma, Rui Filipe Cerqueira
Keywords: Sites
Satisfação
Escola
Websites
Satisfaction
School
Issue Date: Nov-2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo tem como objectivo validar uma proposta de um "Modelo" para um site de uma Escola. A realização deste estudo decorre do pressuposto de que as instituições educacionais devem recorrer à Internet para proporcionar às Comunidades Escolares uma nova perspectiva de todas as vertentes do processo ensino-aprendizagem, apresentando sites próprios que proporcionem a todos os seus utilizadores um sentimento pleno de satisfação em todo o processo de interacção utilizador-site. A metodologia deste estudo adopta como método de pesquisa um estudo de caso - A Escola Secundária de Rio Maior, e recorre à revisão da literatura para obter um quadro de referência com um conjunto de directrizes que servem de partida para a construção de uma ferramenta de pesquisa - o inquérito por questionário. Será com base na informação recolhida e tratada desses questionários, aplicados a uma amostra pré­ definida de utilizadores de Sites de Escolas, que se identificam através do grau de concordância/discordância desses mesmos utilizadores, os principais elementos de um Site de uma Escola. Através da análise dos resultados obtidos, foram identificados os elementos importantes e a evitar no site da Escola, o que deu origem a um Modelo para um site de uma Escola. - ABSTRACT: This study aims to propose a valid "framework" for a school website. This study is based on the presupposition that all educational institutions should use the Internet to provide school communities a new perspective of all the sides of the educational process, presenting proper institutional websites which give all their users a complete sense of satisfaction in the entire interaction process of user and website. The methodology of this study adopts a case study as research approach - The Secondary School in Rio Maior, using the literature review to gain a framework and guidelines as a basis for the construction of the research tool - the enquiry in the form of a questionnaire. It was applied to a previous defined sample of school website users and the gathered and organized information serves as the identifier of the level of agreement/disagreement of the website users and therefore of the main features of a school website. Through the analysis of the results, the important elements in the School website, and the ones to be avoided, were identified, what gave origin to a Model for School Websites.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21014
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fernando José Pires Marques - Tese de Mestrado - 186 612.pdf15.86 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois