Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20948

Title: TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas
Authors: Carvalho, Cláudia Patrícia Silva
Advisors: Ramos, José Luís Pires
Keywords: Percursos escolares
Experiências com uso das TIC
Tecnologias nas escolas
Recursos tecnológicos
School
Esperiences with TIC
Technologies in the schools
Technological resources
Issue Date: May-2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Num contexto de uma sociedade em constante mudança, onde é cada vez maior o recorrer das novas tecnologias, surge um imperativo: o conhecimento e constante actualização das novas tecnologias de comunicação e informação. Neste sentido, e no que concerne à educação em particular, é pertinente que esta área de trabalho seja alvo do estudo feito por Professores, e que este tenha aplicação aquando a prática profissional assim o exigir. A presente investigação propõe-se a compreender de um modo geral as percepções dos alunos acerca das suas experiências vividas no A. V. O., em matéria de utilização das TIC. A investigação decorreu no A.V.O., com uma postura metodológica essencialmente qualitativa. Foi adoptado um tipo de pesquisa, com base no estudo de caso, à qual se associou a técnica de entrevista como instrumento de recolha de dados. A análise dos dados consistiu na transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A dissertação está fragmentada em duas vertentes principais: uma de cariz teórico, na qual se pretendeu reunir informação sobre a investigação empírica; e uma de teor prático, onde se apresenta a descrição metodológica do trabalho, bem como a apresentação, análise e interpretação dos dados obtidos. As conclusões do estudo apontam, genericamente, para o facto de a formação e a sensibilidade dos professores, bem como a falta de equipamento nalguns dos estabelecimentos estar ligada directamente com a quantidade de experiências que são proporcionadas aos alunos ao longo do seu percurso escolar. A assimetria da distribuição do equipamento nas várias escolas, bem como o recente apetrechamento informático da Escola sede denuncia que uso que se faz do equipamento, continua a ficar aquém das suas potencialidades. Na voz dos alunos, as actividades mais usadas são: a pesquisa na internet e elaboração de trabalhos em formato Word. As TIC parecem ter-se afirmado na vida dos alunos e da restante comunidade, tendo sido apontado por estes a necessidade de se utilizar mais e se proceder à construção de projectos que envolvam a abertura do Agrupamento para o mundo, nomeadamente a criação do site do Agrupamento, bem como a comunicação intra escolas e inter escolas. Apesar de todas as limitações, inerentes a este tipo de trabalho, é nosso objectivo que este trabalho seja um contributo para a mudança de atitude, necessária e incontornável, dos actores das nossas escolas. - ABSTRACT: ln a context of a constant change society, where is bigger the new technologies appealing, an imperative appears: the new technologies of communication and information knowledge's and constant update. ln this direction, and in particular concern to education, is pertinent that in this work area, studies by professors appear, and the application of that studies appears, when the practical professional demanding. The present investigation intends the general understanding of the student perceptions, that to concerning an experience with TIC, lived in the Vertical Grouping of Ourique. The investigation occurred in the Vertical Grouping of Ourique, with a qualitative approach position. A research type was adoptee, case study, associated by an interview technique as instrument of retraction of data. The data analysed consisted in a transcription of the interviews and analysis of content of the same ones. The investigation is broken up in two aspects: one of theoretical research, in which if it intended to congregate information on the empirical inquiry; and empirical study, where if it presents the methodological description of field work, as well as the presentation, analysis and interpretation of the gotten data. The conclusions of study, generically, point to the fact that teacher's sensitivity and formations, as well as the lack of equipment in some schools, are connected with the amount of experiences that are proportionate to the pupils throughout its pertaining to school passage. The asymmetry of the equipment distribution in the same schools, as well as the recent equipment of the headquarters school denounces that equipment use, continues to be on this side of its potentialities. ln student voices, the activities most used are: the research in the Internet and elaboration of works in Word format. The TIC was affirming in the life of the pupils and the remaining community, having been affirmed for the necessity of using more and proceeding to the construction of projects that involve the opening of the Grouping for the world, like a creation of the school site's, as well as the communication intra schools and lnter schools. Although all the limitations, inherent to this type of work, are our objective that this work contributes for the attitude change, necessary to the actors of our schools.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20948
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cláudia Patrícia Silva Carvalho - Tese de Mestrado - 185 776.pdf23.52 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois